Pular para o conteúdo principal

Fabio Mascaro Querido lança "Lugar periférico, ideias modernas: aos intelectuais paulistas as batatas"

Autor: ifchinfo

A editora Boitempo lança o livro Lugar periférico, ideias modernas: aos intelectuais paulistas as batatas, de Fabio Mascaro Querido, professor do Departamento de Sociologia. A obra resulta da tese de livre-docência de Querido, defendida em dezembro de 2022 na Unicamp, e oferece uma análise profunda sobre a influência dos intelectuais paulistas ligados à Universidade de São Paulo entre os anos 1960 e 1990.
O livro investiga o impacto da “marxista acadêmica” no Brasil, especialmente durante o período de abertura democrática dos anos 1980 e nas décadas subsequentes, influenciando debates e perspectivas políticas nacionais. Fabio Mascaro Querido examina figuras centrais da época que, nos anos 1970, sob a ditadura civil-militar, promoveram análises críticas sobre a modernidade brasileira e desafiaram o desenvolvimentismo então predominante na esquerda.
Nos anos 1980, com algumas exceções, como Roberto Schwarz, observa-se uma tendência entre esses intelectuais de afastamento das abordagens locais e de adesão a formulações universalistas, seja na ótica neoliberal associada ao PSDB, seja na perspectiva classista do PT.
Lugar periférico, ideias modernas revela como essa corrente intelectual moldou o pensamento sobre a democracia brasileira no pós-ditadura, reinterpretando o passado e projetando futuros para o país, em um dos momentos mais marcantes de sua história política e social.