Pular para o conteúdo principal
passeata mst

Linhas de Pesquisa

1. Teoria e Pensamento Sociológico

Esta linha de pesquisa se fundamenta no processo de formação histórica da sociologia como campo do saber, balizada pelos processos de ensino e investigação de autores clássicos e contemporâneos, tanto estrangeiros quanto brasileiros. A linha contempla o estudo de autores e temas amplamente consolidados pela tradição sociológica e pela teoria social, bem como temas e autores emergentes, que têm problematizado e dado continuidade a tal tradição. Em constante conexão com as demais linhas de pesquisa e a multiplicidade de projetos que são desenvolvidos no programa, esta linha visa assegurar a reflexão, crítica e investigação sistemática e aprofundada de diferentes correntes teóricas e expressões do pensamento social, com suas contradições, desafios e conexões com os processos históricos e as metodologias do campo sociológico. Visa, assim, estimular e fomentar a elaboração teórica em sociologia.

Docentes da linha

Élide Rugai Bastos
Fabio Mascaro Querido
Jesus José Ranieri
Leila da Costa Ferreira
Maria Lygia Quartim de Moraes
Mariana Miggiolaro Chaguri
Mário
Mário Augusto Medeiros da Silva
Matheus Gato de Jesus
homem branco
Michel Nicolau Netto
Renato José Pinto Ortiz
Ricardo Luiz Coltro Antunes
sávio
Sávio Machado Cavalcante
Thomas Patrick Dwyer

2. Cultura

Esta linha recobre uma ampla área de interesse quanto à problemática cultural em suas acepções histórica, teórica e empírica. Os interesses que envolvem as pesquisas sobre cultura podem se correlacionar com a investigação de temas e transformações da sociedade contemporânea. Nesta linha estão contemplados estudos que podemos considerar mais clássicos, como sociologia da literatura e da arte, ao lado de uma ampla gama de outros temas e problemas tais como: cultura brasileira, identidade, indústria cultural, cultura e política, e trajetórias intelectuais e artísticas. Contempla ainda estudos sobre educação e outras intersecções entre cultura e processos sociais contemporâneos. Acrescem-se investigações e reflexões transversais sobre a produção e circulação de ideias e bens culturais, a diversidade, periferias, gênero, memória social, direitos humanos (memórias coletivas, colonialismo e pós colonialismo, violência de Estado, desaparecidos políticos, processos de reparação e justiça de transição, Comissões de Verdade) subjetividades e capitalismo. O espectro de temas fornece a possibilidade de estudos teóricos e empíricos quanto à acepção do termo cultura e ao mesmo tempo visa estimular reflexões quanto aos processos sociais característicos da contemporaneidade.

Docentes da linha

Arlete Moyses Rodrigues
Élide Rugai Bastos
Fabio Mascaro Querido
Leonardo de Oliveira Fontes
Marcelo Siqueira Ridenti
Márcia Lopes Reis
Maria Lygia Quartim de Moraes
Mariana Miggiolaro Chaguri
Matheus Gato de Jesus
homem branco
Michel Nicolau Netto
Renato José Pinto Ortiz

3. Ambiente e Tecnologia

Esta linha aborda as relações entre tecnologia e ambiente de uma perspectiva sociológica, considerando as mútuas implicações das transformações ambientais e tecnológicas em diferentes contextos sociais. Se muitas vezes o progresso técnico encontrou no meio natural seu limite ou sua inspiração para superar-se, ele atualmente aparece muito mais como determinante de mudanças ambientais do que como consequência delas. Nesse sentido, a consciência dos problemas ambientais e de suas relações com a tecnologia tem direcionado muitos debates nas ciências sociais contemporâneas. Por outro lado, a tecnologia, ao propiciar novos arranjos sociais, culturais e mudanças ambientais, é também direcionada social, ambiental e culturalmente. Estimula-se a reflexão teórica e a pesquisa empírica, bem como a conexão com temas contemporâneos correlativamente emergentes como movimentos sociais, territorialidade e formas de sociabilidade associadas às novas tecnologias de informação e comunicação.

Docentes da linha

Arlete Moyses Rodrigues
Bárbara Geraldo de Castro
Leila da Costa Ferreira
Leonardo de Oliveira Fontes
Ludmila Costhek Abilio
Pedro Peixoto Ferreira
Rosana Aparecida Baeninger
Thomas Patrick Dwyer

4. Trabalho e Sociedade

Esta linha se articula em torno de estudos e pesquisas de temas clássicos da sociologia do trabalho, bem como de diferentes processos, estruturas e mudanças sociais que se correlacionam ao mundo do trabalho. Desse modo dedica-se a pesquisas teóricas ou empíricas e a articulação entre elas, além de buscar investigar autores clássicos e contemporâneos que têm contribuído para a compreensão da esfera do trabalho. A linha abrange diferentes estudos como sobre sindicalismo, movimentos e classes sociais, cidadania, capitalismo, estudos rurais, migrações e gênero. Esta linha de pesquisa se ocupa vivamente da tentativa de compreensão quanto ao entrelaçamento de trabalho e transformações da sociedade moderna, relações de integração e/ou conflito daí decorrentes, micro e macro processos envolvidos no multifacetado mundo do trabalho.

Docentes da linha

Bárbara Geraldo de Castro
Jesus José Ranieri
Ludmila Costhek Abilio
Ricardo Luiz Coltro Antunes
Rosana Aparecida Baeninger
sávio
Sávio Machado Cavalcante