
Linhas de Pesquisa
1. Processos Sociais, Identidades e Representações do Mundo Rural
Estabelecida em 1985 com o nome de "Agricultura e Questão Agrária", e reformulada com o nome atual em 2001, esta área está voltada para o estudo dos processos sociais em curso no mundo rural, para as suas representações e para as raízes agrárias no pensamento social. Volta-se também para o estudo da questão agrária e da problemática das populações rurais e os povos tradicionais do campo, sua diversidade e suas transformações. O interesse da linha de pesquisa recai sobre as suas formas de sociabilidade, instituições, mobilizações, identidades, usos e modos de apropriação da terra e de outros recursos naturais. É importante mencionar que esta área mantém uma rica interlocução e parceria com centros e núcleos de pesquisa da universidade, em particular, com o Centro de Estudos Rurais (CERES), com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) e com o Centro de Estudos e Pesquisas em Etnologia indígena (CEPEI).
Os cursos e as pesquisas em andamento estão organizados em torno das seguintes temáticas :
- Processos identitários e territoriais
- Modos de produção e apropriação do território
- Produção social de demandas e direitos
- Estado e políticas públicas
- Movimentos sociais rurais
- Questão agrária e ciências sociais
- Migração e deslocamentos no mundo rural
- Questões ambientais e mundo rural
Docentes da linha

José Maurício Paiva Andion Arruti

Lucia da Costa Ferreira

Marilda Aparecida de Menezes

Mauro William B. Almeida

Nashieli Rangel Loera

Sonia Maria P. P. Bergamasco
Responsável

Vanilde Ferreira de Souza Esquerdo
2. Estudos de Gênero
Criada em 1993, como área de Família e Relações de Gênero e a partir de 2004 com a denominação de Estudos de Gênero, esta linha de pesquisa dedica-se à compreensão dos variados aspectos das relações envolvendo gênero na vida social. A linha procura fornecer instrumentos para o refinamento teórico e metodológico das pesquisas nesse campo, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, visando à formação discente e à constituição de grupos de pesquisa. A linha tem concentrado esforços em dar inteligibilidade às articulações entre gênero e outras categorias de diferenciação, levando também em conta as interfaces entre gênero e variadas manifestações presentes no mundo social.
É importante mencionar que essa linha mantém uma rica interlocução e parceria com centros e núcleos de pesquisa da universidade, em particular, com o Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (PAGU/Unicamp).
Os cursos e as pesquisas em andamento estão organizados em torno das seguintes temáticas:
- Corporalidades, Ciência & Tecnologia;
- Sexualidade: erotismo, pornografia, mercados do sexo, trabalho sexual, diversidade sexual, políticas sexuais, tecnologias reprodutivas;
- Curso da vida, gerações e cuidado;
- Produção Cultural: produção artística; mídia;
- Violência; práticas jurídicas; Instituições penitenciárias; tráfico de pessoas
- Relações familiares: conjugalidade; parentalidade; parentesco;
- Intimidade; relacionamentos amorosos;
- Feminismo, arenas de agenciamento e ação política;
- Relações de trabalho;
- Migração, mobilidades e transnacionalidade;
- Estado, Direitos Humanos, Comissão da Verdade e Desaparecidos Políticos.
Docentes da linha

Ângela Maria Carneiro Araújo

Isadora Lins França

Maria Conceição da Costa

Maria Filomena Gregori

Maria Lygia Quartim de Moraes

Marko Synésio A Monteiro
Colaborador

Guita Grin Debert
3. Trabalho, Política e Sociedade
A linha de Trabalho, Política e Sociedade formou-se no ano de 2001, reunindo professores dos departamentos de antropologia, ciência política e sociologia. Ela se origina da ampliação e reformulação da antiga linha de Trabalho e Sindicalismo, criada em 1988. Refletindo sua vocação pluralista e interdisciplinar, a área integra um espectro amplo de interesses teóricos e abordagens metodológicas oriundos das disciplinas antropologia, ciência política e sociologia, sem abrir mão do diálogo com outras disciplinas pertinentes. A área enfatiza a necessidade de uma articulação dinâmica entre pesquisa empírica e reflexão teórica, seja na forma de uma teoria ancorada na pesquisa ou na forma de uma pesquisa teoricamente informada.
A linha mantém uma rica interlocução e parceria com centros e núcleos de pesquisa da universidade, em particular, com o com o CESIT (Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho), com o Cemarx (Centro de Estudos Marxistas) e com o Pagu (Núcleo de Estudos de Gênero), cujos professores estão associados.
A área contempla 4 eixos temáticos:
- Formas de ação coletiva
- Formas de manifestação do trabalho
- Trabalho e ordem social
- Eixos teóricos.
Docentes da linha
Responsável

Ângela Maria Carneiro Araújo
Permanente

Giovanni Antonio Pinto Alves
Colaborador

José Roberto Montes Heloani

Liliana Rolfsen Petrilli Segnini

Marcio Pochmann
4. Modos de conhecimento e suas expressões: Experiências e Trajetória
Criada em 1985 – então com o nome Itinerários Intelectuais e Etnografia do Saber-, esta linha de pesquisa tem se dedicado à formação e à pesquisa com conhecimentos científicos e não científicos, do ponto de vista de seus praticantes, da temporalidade das suas práticas, relações e concepções, e da configuração desses saberes como diferenças. Pioneira em pesquisas com etnografia da ciência e do conhecimento, trajetórias intelectuais, narrativas biográficas e etnográficas, esta linha tem como objetivo a invenção teórica e a experimentação metodológica, promovendo pesquisas não disciplinares com: 1) práticas e experiências que compõem diferentes modos de conhecimento; 2) procedimentos, técnicas, linguagens e materiais envolvidos em seus modos de expressão ou, em sentido amplo, suas grafias.
Esta linha de pesquisa possui interlocução direta com diversos Centros, Núcleos e e Laboratórios de Pesquisa da Unicamp, dentre eles o LA’GRIMA (Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem), Labirinto (Laboratório de Estudos Socioantropológicos sobre Tecnologias da Vida) , o LIC (Laboratório de Imagem Científica), o Genecine (Grupo de estudos sobre gêneros cinematográficos e audiovisuais), o Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) e o NUDECRI (Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade).
Eixos temáticos:
- Conhecimento, experiência e suas grafias: trata-se neste eixo temático de estimular pesquisas que se situem nos seguintes âmbitos: (1) o do estatuto da descrição e das narrativas em diferentes estéticas e combinadas grafias compreendendo (auto)biografias, etnografias, diários, relatos de viagem, coleções e acervos; (2) os dispositivos, narrações, estética e tecnologias de vida e morte.
- Conhecimentos e suas expressões: reflete sobre os modos de percepção, de compreensão e simbolização do mundo e da vida por meio das suas expressões narrativas, ficcionais, não-ficcionais e/ou híbridas, produções em imagem, em som e/ou em audiovisual, bem como realizações no âmbito de novas artemídias.
- Imagens, grafias e formas expressivas: este eixo temático incorpora pesquisas que combinam em seus temas experiências metodológicas capazes de potencializar os modos de conhecimentos. As proposições teóricas e de pesquisa deste eixo situam-se nos desafios conceituais de deslocamento das fronteiras entre a escrita, as imagens, o sonoro e os artefatos sob diversos suportes e/ou linguagens, e na criação de intersecções, montagens e combinações como potencialidades heurísticas e modos expressivos de conhecimento.
- Estudos socioantropológicos sobre as (tecno)ciências: incorpora pesquisas que tenham como enfoque os agenciamentos entre as ciências contemporâneas, suas áreas e temáticas diversas (tecnologias, comunicação, corpo, saúde, ambiente). Problematiza os paradigmas de desenvolvimento e inovação tecnológica no contexto do capitalismo, bem como as práticas sociais diversas que (re)produzem desigualdades sociais em articulação com o Estado e o mercado. As proposições teóricas e políticas desse eixo se inspiram em práticas de produção de um conhecimento situado e comprometido com a descolonização do pensamento e das formas de agir e existir no mundo.
- Artes de viver no Antropoceno: acolhe pesquisas engajadas com novas práticas de pensamento, processos contemporâneos de subjetivação, composições e modos de existência que se afirmam diante do esgotamento do antropocentrismo. Interessa-se pelas materialidades implicadas nas alianças cosmopolíticas e zonas críticas entre mundos humanos, animais, vegetais, minerais, sobrenaturais e digitais - entre artes, ciências, filosofias e tecnologias. Busca trabalhar com pesquisas que promovam encontros entre diferenças, e que exigem das Ciências Sociais a experimentação com novas maneiras de pesquisar, imaginar e escrever.
Docentes da linha

Suely Kofes
Responsável

Diego Jair Vicentin
5. Estudos das Relações China-Brasil
Esta linha, criada em 2012, tem como proposta de desenvolver uma abordagem interdisciplinar ao estudo das relações entre a China e o Brasil. Integrando um amplo espectro de interesses teóricos e metodológicos envolvendo especialmente as áreas da economia, sociologia, relações internacionais, estudos ambientais, filosofia e inovação, buca-se desenvolver pesquisas alinhadas com os estudos dos fenômenos envolem não só as relações entre a China e o Brasil como também sobre o fenômeno BRICS. Com vocação internacional, esta linha surge do trabalho dos docentes do grupo de estudos Brasil-China do Centro de Estudos Avançados da Unicamp, propondo contribuir e aprofundar o entendimento da sociedade sobre estas relações e as mudanças provocadas por elas.
Como consequência desta intedisciplinaridade, esta linha mantém diálogo direto com diversos Centros e Núcleos de pesquisa da Unicamp e no exterior, dentre os quais se destacam o CASS (Chinese Academy of Social Sciences), o CASS-UNICAMP (Centro Cass-Unicamp de Estudos sobre a China), o CESOP (Centro de Estudos de Opinião Pública) e o NEPAM (Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais).
Os docentes desta linha se organizam a partir dos seguintes temas:
- Globalização cultural
- Globalização econômica
- Transformações de relações internacionais e supranacionais
- Meio Ambiente – política comparada
- Inovação – política e desenvolvimento em termos comparados
- Federalismo e formas de governo em perspectiva comparada
Docentes da linha

Antonio Florentino Neto

Leila da Costa Ferreira

Valeriano Mendes Ferreira Costa
Responsável

Thomas Patrick Dwyer
6. Estudos Sobre Cidade
Criada em 2015, esta área tem por objetivo investigar a vida social nos meios urbanos contemporâneos. Para tanto, oferece como ensino da pesquisa em ciências sociais tanto temáticas atuais como a possibilidade de conhecimento e articulação de metodologias de caráter quantitativo e qualitativo.
Através de suas disciplinas, propõe-se uma reflexão teórica-metodológica sobre aspectos relativos à produção das cidades, bem como suas contra partidas sócio-demográficas, particularmente o processo de redistribuição e diferenciação sócio espacial da população. Nesse sentido, pretende-se não apenas apresentar diferentes visões teóricas e metodológicas sobre o estudo do fenômeno urbano, mas também abordar questões sócio-demográficas decorrentes do processo de urbanização com atenção a elementos técnicas e fonte de dados. Assim como oferecer aos estudantes a trajetória do objeto cidade nas teorias das ciências sociais: da Escola de Chicago aos debates mais contemporâneos. Além de aprofundar a reflexão teórica sobre o método etnográfico a partir de leituras de etnografias em meio urbanos.
Os docentes desta linha se organizam a partir dos seguintes temas:
- Território
- Desigualdade,
- Migração
- Política
- Violência
- Religião
Docentes da linha

José Marcos Pinto da Cunha

Ronaldo Rômulo Machado de Almeida

Susana Soares Branco Durão

Taniele Cristina Rui
7. Estudo de Patrimônio e Memória
(Esta linha está em processo de fechamento e não recebe novos alunos)
Esta linha é dedicada à reflexão crítica sobre práticas sociais, políticas e profissionais relativas ao ‘patrimônio cultural’ e à ‘memória social’, contemplando questões de natureza teórica, metodológica e ética pertinentes a ambas e a cada uma dessas subáreas temáticas.
Os estudos sobre Patrimônio Cultural e Memória ressurgem contemporaneamente como matéria de controvérsia política e debate acadêmico inovador, em um ambiente em que a reflexão é enriquecida pelas sólidas contribuições tradicionalmente oferecidas pela história, arquitetura e urbanismo, arqueologia, artes, museologia, educação e estudos jurídicos que passam, elas também, por importante mudança.
Esta é uma linha de atuação profissional e política bastante consolidada, envolvendo a elaboração de laudos, assim como trabalhos de consultoria junto a organizações da sociedade civil ou em agências responsáveis pela criação e implementação de políticas públicas. Desta forma, são acolhidos projetos de orientação prática da mesma forma que estudos de cunho acadêmico sobre preservação e salvaguarda de patrimônio material e imaterial, relação entre direitos culturais e territoriais, entre vários outros.
A proposta tem como foco disciplinar as Ciências Sociais. Reconhecendo a heterogeneidade de seus objetos de pesquisa, ela abarca temas transversais, entre os quais se destacam as articulações entre patrimônio, memória e assuntos como os seguintes, entre outros:
- construção, reconfiguração ou consolidação de socialidades, identidades, territorialidades, sentimentos de pertencimento e cidadania
- processos socioculturais associados a situações de pobreza, conflito, guerra, impactos ambientais e à sua superação
- implementação e avaliação de políticas culturais e socioambientais
Docentes da linha

Artionka Manuela Góes Capiberibe

Christiano Key Tambascia

José Maurício Paiva Andion Arruti

Omar Ribeiro Thomaz
Responsável
