Pular para o conteúdo principal

Projetos de Pesquisa

10 anos de política de ações afirmativas na UESB: reflexões sobre a cota adicional para indígenas

Responsáveis: ANTONIO ROBERTO GUERREIRO JUNIOR

Apesar de um contexto nacional adverso dominado por uma política macroeconomica com ênfase na exportação de commodities, que gera pressão sobre os territórios indígenas, e de uma política do Executivo francamente anti-indígena, observamos na última década e meia um aumento expressivo de estudantes indígenas matriculados no Ensino Superior. Até 2004, estimava-se, ainda que de forma imprecisa, em torno de 1300 indígenas matriculados no Ensino Superior, especialmente em instituições privadas (CUNHA, 2007 [2004], p. 99).

Ler mais

2ª Etapa das Oficinas Audiovisuais no Centro Aulukumã: edição do filme Kalapalo

Responsáveis: ANTONIO ROBERTO GUERREIRO JUNIOR

Membros: THOMAZ MARCONDES GARCIA PEDRO, UGISE KALAPALO, VERONICA MONACHINI DE CARVALHO

O projeto pretende dar continuidade as de Oficinas de Audiovisual realizadas no Aulukumã de Culura, Pesquisa e Patrimônio, na aldeia Aiha do Povo Kalapalo, no Território Indígena do Xingu (Mato Grosso, Brasil). A demanda parte da própria comunidade Kalapalo, que compreende o processo como uma forma de #8203;tisigühütü ongitelü#8203;, que pode ser traduzido por guardar o nosso jeito de ser#8203; .

Ler mais

A Alma Urbana: Artistas e Artífices na Vila de Itu Colonial 1780-1820

Responsáveis: MARCOS TOGNON

O enriquecimento de Itu com a economia açucareira e a construção da Matriz de Nossa Senhora da Candelária, inaugurada em 1780 atraiu para a localidade artífices e artistas para os trabalhos de construção e ornamentação. A proposta deste projeto é identificar estes artífices e artistas, sua Arte e suas conexões com as famílias afortunadas da localidade e o clero. O levantamento permitirá compreender a dinâmica econômica da Vila, favorecendo a compressão de sua História e sua Arte. Identificar estas pessoas e suas obras é a proposta deste projeto para a Vila de Itu Colonial.

Ler mais