
Infraestrutura do Programa - Demografia
Visando a qualidade do ensino e da pesquisa, o IFCH tem promovido a melhoria das estruturas destinadas ao ensino, espaços de estudos e reuniões de pesquisa para a Pós-Graduação do IFCH. Nos últimos anos o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas realizou obras de grande porte com vistas a melhorar sua infraestrutura de pesquisa, além de investir maciçamente na manutenção e na melhoria da infraestrutura já existente.
A Pós-Graduação, além do espaço físico em suas dependências para o desenvolvimento de aulas e projetos, também conta com o apoio direto de áreas administrativas e técnicas que buscam viabilizar o desenvolvimento das atividades de Graduação e Pós-Graduação de todos os Programas de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
Além do Prédio da Pós-Graduação, com salas para realização das aulas de Pós-Graduação do IFCH, contamos com o Prédio de Centros e Núcleos, mais de 22 Centros de Pesquisa nas Áreas de Filosofia, História e Ciências Sociais. Além da estrutura dos Centros e Núcleos de Pesquisa vinculados diretamente à administração geral da Universidade, mas que suas pesquisas, de caráter inovador e interdisciplinar, dialogam diretamente com nossas pesquisas.
Também contamos com o Laboratório de Metodologias (LabMet), com duas salas equipadas com computadores para o ensino de novas metodologias de pesquisa e o treinamento no uso de softwares; e o Núcleo de Videoconferências (NVideo), com quatro salas equipadas para a realização de reuniões e defesas de dissertações e teses a distância.
Nos últimos anos também foram realizadas ações visando acessibilidade nos prédios do Instituto. No Prédio da Administração do IFCH, existem três novas salas de aula no Prédio da Pós-Graduação, com capacidade para abrigar entre 15 e 25 pessoas. Sem contar a já existente estrutura já existente na Pós-Graduação, que conta com dois Auditórios, uma sala de Projeção, dez salas de aula (com capacidade entre 15 e 25 pessoas).
Em relação à infraestrutura de apoio direto de nossa Pós-Graduação, internas ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, que apoiam administrativamente e academicamente o desenvolvimento de nossas pesquisas:
- Coordenadoria de Pesquisa, Projetos e Convênios — Oferece assessoria técnica aos professores, pesquisadores e alunos e as agências de fomento, suporte administrativo às suas pesquisas. Apoio aos Pesquisadores Visitantes, Colaboradores e Pós-Docs que se vinculam aos Centros de Pesquisa e Programas de Pós-Graduação. Também é responsável por organizar o Banco de Dados do Instituto e na formalização e suporte aos Convênios Acadêmicos e administrativos do Instituto.
- Coordenadoria de Extensão, Eventos e Difusão — Presta assessoria e apoio técnico para as atividades e projetos de Extensão do Instituto. Assim como para a realização dos eventos, desde atividades internas relativas à graduação e à pós-graduação (palestras, colóquios, seminários, conferências e exposições).
- Setor de Publicações — Presta suporte à produção científica e acadêmica do IFCH, referência bibliográfica nos programas de graduação e pós-graduação, no processo editorial e de criação de revistas, periódicos, livros, cadernos e edições diversas, impresso e on-line, voltadas ao público de docentes, alunos de pós-graduação e alunos de graduação.
- Coordenadoria de Informática — Dispõe de um laboratório para uso de discentes, pesquisadores e docentes. Ela atua amplamente no apoio e suporte técnico contínuo às atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) e administrativas do IFCH, nos serviços computacionais disponibilizados na rede, no desenvolvimento de páginas e banco de dados institucionais e nos equipamentos de multimídia presentes nas salas de aula e auditórios.
Cumprindo papel fundamental no desenvolvimento de nossas pesquisas, contamos com a importante infraestrutura de Arquivos e Bibliotecas que garantem a qualidade de nossas pesquisas. Dentre elas se destacam: A) Biblioteca Octávio Ianni; B) AEL; Biblioteca Beth Lobo; C) Biblioteca Bel Baltar; C) Biblioteca do NEPAM; D) Biblioteca Michel Debrum. As quais descrevemos abaixo:
A) Biblioteca Octávio Ianni
A Biblioteca Octavio Ianni do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas destaca-se como uma das principais bibliotecas de Filosofia e Ciências Humanas do Brasil e da América Latina, caracterizando-se como um instrumento indispensável ao ensino e à pesquisa. Esse reconhecimento se dá, principalmente, em função da qualidade do seu acervo, que constitui padrão de referência para pesquisadores da área. Ademais, a coordenação da Biblioteca sempre mantém um cuidado extremo e permanente com a atualização, desenvolvimento e qualidade do seu acervo bibliográfico.
B) AEL - Arquivo Edgard Leuenroth – Centro de Pesquisa e Documentação Social (AEL)
O AEL constitui-se em importante laboratório dos cursos de pós-graduação e de graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) bem como importante espaço de interlocução com comunidade em geral, como por exemplo, sindicatos, escolas, órgãos governamentais e imprensa. O também é um espaço fundamental para o diálogo com a comunidade acadêmica internacional, latino-americana em particular.
C) Biblioteca Beth Lobo
O acervo da Biblioteca Beth Lobo, pertencente ao Núcleo de Estudos o Gênero (Pagu) e ao Centro de Estudos de Opinião Pública (CESOP), se desenvolveu através de doações de pesquisadores, interações com organizações não governamentais, centros de pesquisa, instâncias governamentais, outras universidades, agências de fomento à pesquisa e através de permutas. E hoje abriga um relevante acervo de sobre estudos de gênero, sexualidade e opinião pública;
D) Biblioteca Bel Baltar
A Biblioteca do Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" (Nepo), anteriormente denominada Centro de Documentação, foi criada com o objetivo de servir de apoio à pesquisa desenvolvida pelo Núcleo, especializando-se em títulos na área de população e afins. Seu acervo inclui livros, periódicos, teses, obras de referência (censos, PNADs, anuários demográficos e estatísticos etc.) e bancos de referência bibliográfica, impressos ou em meio eletrônico, com especial ênfase em outros materiais abrangendo a Área de Demografia.
E) Biblioteca do NEPAM
A Biblioteca do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais, foi criada em 1987, com o objetivo de constituir um acervo especializado em ambiente e sociedade, servindo de apoio às pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo e pelos pesquisadores da área.
F) Biblioteca Michel Debrun
A Biblioteca do CLE foi criada em 1978, com o objetivo de oferecer informações técnico-científicas e suporte aos programas de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos ou apoiados que estabelecem diálogo com o Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) e possibilitar o acesso às informações armazenadas e geradas na unidade, bem como na UNICAMP, à comunidade científica, promovendo intercâmbio de informações, experiências e documentos.