
Apresentação do Programa - Ciências Sociais
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Unicamp tem sua origem em 1985, com uma proposta inovadora, que o diferenciava e continua diferenciando de outros cursos de pós-graduação em ciências sociais no país por sua concepção marcadamente interdisciplinar. Isso é garantido tanto por sua grade curricular, que estabelece um conjunto de disciplinas de formação em comum, quanto por sua estruturação em linhas de pesquisa (Áreas Temáticas) que reúne docentes de diferentes departamentos, de outras unidades da Unicamp e mesmo de outras universidades.
O Programa organiza-se internamente por meio de Linhas de Pesquisa tematicamente orientadas baseia-se na concepção epistemológica segundo a qual a interdisciplinaridade é produzida no exercício acadêmico - prático e teórico - de análise dos mesmos problemas desde uma variedade de pontos de vista disciplinares distintos. Trata-se de uma estratégia de organização flexível, que permite seus docentes e pesquisadores responder aos imperativos analíticos, teóricos e metodológicos surgidos tanto do desenvolvimento dos debates acadêmicos, quanto das dinâmicas sociais contemporâneas por meio da reorganização das suas linhas, sempre que os debates sobre tais questões tiverem alcançado certa maturidade. Assim, ao longo da sua história, o PPGCS teve dezoito Áreas Temáticas (atualmente designadas Linhas de Pesquisa) já extintas, cada um delas com uma média de pouco mais de onze anos de existência.
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unicamp (PPGCS) tem como objetivo atuar como centro de excelência em Ciências Sociais, possibilitando a realização de pesquisas de ponta e formando doutores altamente qualificados.
Ao longo dos 32 anos de sua existência, o PPGCS foi responsável pela formação de mais de 600 doutores em Ciências Sociais, que têm se inserido em universidades qualificadas de todas as regiões do País como docentes.
Também é importante ressaltar sua inserção internacional, o que faz com que esse programa de pós-graduação seja atrativo para estudantes de outros países, que hoje tem presença significativa no conjunto discente. Buscamos formar cientistas sociais capazes de proporcionar uma contribuição significativa no ensino, na pesquisa e na disseminação do conhecimento, por meio de uma sólida reflexão interdisciplinar, teórico-metodológica e empírica.
O PPGCS fundamenta-se na contribuição complementar das disciplinas que compõem as ciências humanas e sociais, oferecendo um ambiente de trabalho e de pesquisa interdisciplinar, organizado em Linhas de Pesquisas temáticas. Reúne um quadro docente multidisciplinar, composto de professores originários não só dos diferentes Departamentos do IFCH, mas também de outros Institutos, Centros e Núcleos da UNICAMP e mesmo de outras universidades.
O caráter interdisciplinar do Curso está claramente expresso na sua grade curricular, que se estrutura em torno das Disciplinas Obrigatórias, que são pré-requisitos para prestar o Exame de Qualificação, e das Disciplinas Eletivas, que podem ser realizadas ao longo de todo o período do curso.
As Disciplinas Obrigatórias têm ênfase na interdisciplinaridade e objetivam oferecer uma formação básica comum, sob quatro modalidades: uma disciplina direcionada às questões teóricas e metodológicas envolvidas na construção do objeto de pesquisa e suas estratégias de abordagem em Ciências Sociais (Seminário de Teoria e Metodologia); uma disciplina direcionada às bases empíricas, teóricas e metodológicas a Linha de Pesquisa específica e à sua relação com o quadro mais amplo das Teorias Sociais (Disciplinas de Fundamentos); e duas disciplinas dedicadas à discussão do processo de trabalho da tese: para a consolidação do projeto (Seminário de Projetos) e para a discussão dos primeiros resultados do trabalho de tese, tendo em vista a etapa de qualificação (Seminário de Tese). As disciplinas de Seminário são ministradas coletivamente pelo corpo docente do programa, cabendo ao professor responsável a sua curadoria e avaliação. O Seminário de Teoria e Metodologia e o Seminário de Projeto devem ser realizados no semestre de ingresso no curso, em função do seu caráter formativo e de composição de turmas. O Seminário de Projeto é Pré-requisito do Seminário de Tese.
A presença das Atividades Acadêmicas (I e II) no bloco das Disciplinas obrigatórias reforça a concepção de que a participação discente na vida acadêmica do PPGCS e do IFCH é parte fundamental da formação interdisciplinar pretendida pelo Curso. A disciplina Atividades Acadêmicas I é pré-requisito para as Atividades Acadêmicas II. As Disciplinas Eletivas incluem os Tópicos Avançados, as Leituras Dirigidas e as Disciplinas de Fundamento. As duas ou mais Disciplinas de Fundamento de cada Linha de Pesquisa são oferecidas alternadamente ao longo dos anos de integralização do estudante e a realização de ao menos uma delas é pré-requisito para o Exame de Qualificação.