Pular para o conteúdo principal
Imagem de Passeata do MST

Apresentação do Programa - Demografia

O Programa de Pós-Graduação em Demografia está inserido no Departamento de Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e conta desde a sua formação com participação do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (NEPO), pertencente à mesma universidade.

O projeto acadêmico de uma pós-graduação em Demografia na Unicamp teve início em 1982 com a própria fundação do NEPO. O núcleo consolidou-se primordialmente como espaço dedicado à pesquisa interdisciplinar, mantendo entre os seus objetivos centrais ao longo de sua história princípios que impulsionaram a construção do Programa de Pós-Graduação em Demografia. Constam entre estes princípios: 

1) a produção e divulgação de pesquisas nas áreas de Demografia e Estudos de População valorizando o diálogo interdisciplinar e a relevância social do conhecimento demográfico; 

2) a implementação e desenvolvimento de pesquisas nas áreas temáticas relevantes em população cujos resultados pudessem servir de forma direta ou indireta para orientar a atuação de órgãos públicos federais, estaduais ou municipais; 

3) a colaboração com Departamentos ou Institutos afins da Unicamp e/ou de outras Universidades promovendo a formação de novos quadros.

Como primeira atividade de ensino, foi organizado o Curso de Especialização em Análise Demográfica com o objetivo cobrir a lacuna existente na capacitação de profissionais qualificados na área. Ainda em 1983, foi criado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) o Doutorado em Ciências Sociais, cuja área de concentração “Estudos de População” estava sob a responsabilidade de professores e pesquisadores do NEPO. Cerca de uma década depois foi proposta a criação do Doutorado em Demografia no IFCH. O curso foi aprovado pela CAPES em 1992 e admitiu sua primeira turma em 1993. O ano de 2002 marca um passo importante da consolidação e visibilidade da Demografia no IFCH e na Unicamp com a criação do Departamento de Demografia. Naquele mesmo ano, o Mestrado em Demografia foi aprovado pela CAPES.

A contínua ampliação e evolução qualitativa das atividades desenvolvidas pelo Programa ao longo de sua existência têm sido reconhecidas por seus pares, alcançando repetidamente altos índices nas avaliações da CAPES.

 

O Programa tem como objetivo a formação profissional e acadêmica qualificada em Demografia. Como estratégia, é oferecido um conjunto mínimo de disciplinas obrigatórias e disciplinas eletivas, sempre associadas a atividades acadêmicas que favoreçam o diálogo e a interface da Demografia com outras áreas do conhecimento coirmãs.

O Programa associa a transmissão de conhecimentos teóricos, técnicos e metodológicos caros à Demografia a uma perspectiva de valorização da interdisciplinaridade. As disciplinas oferecidas procuram facilitar a exposição e contato do aluno tanto com as obras clássicas da bibliografia especializada quanto com a produção científica nacional e internacional atual. O curso atrai candidatos graduados em: Sociologia, Antropologia, História, Ciência Política, Economia, Ciências da saúde, Matemática, Estatística, Geografia, Arquitetura, dentre outras formações.

No Mestrado, o Programa objetiva introduzir os alunos no campo do conhecimento da Demografia, contemplando de forma abrangente todos os aspectos relacionados à dinâmica da população. Enfatiza-se o ensino, a aprendizagem e a aplicação das principais técnicas de análise demográfica, sempre contextualizadas pelas interpretações teóricas dos resultados obtidos.

No Doutorado, por sua vez, o Programa destina-se a candidatos que já dominam o fazer científico e os paradigmas de suas respectivas áreas de origem. Considera-se que estejam aptos a assimilar conhecimentos mais avançados em técnicas demográficas e aprofundar conhecimentos específicos da área de população ligados à temática de seu projeto de tese. São abordados temas de reflexão e análise localizados na fronteira entre áreas do saber, enfatizando a inovação, seja ela técnica, metodológica ou teórica.

Do ponto de vista substantivo, a proposta didática em ambos os níveis confere a mesma importância aos métodos e técnicas e aos elementos interpretativos. O Programa também tem incorporado cada vez mais a expertise do NEPO na área de Demografia Histórica. É consenso entre os membros do Programa que o estudo de cenários sociodemográficos do passado é fundamental para compreender a conformação da população de hoje e suas tendências futuras. Assume-se que uma das maiores contribuições da Demografia é a capacidade de produzir diagnósticos, projetar cenários, identificar as forças que estão forjando o futuro da população e subsidiar o planejamento que leve ao melhor enfrentamento de problemas sociais. Para tanto, é sempre esclarecedor apropriar-se da evolução histórica da população, pois isto permite distinguir as mudanças e as continuidades na dinâmica populacional contemporânea quando contrastada àquela de outros períodos. 

A proposta didática do Programa de Pós-Graduação em Demografia contempla a transmissão de um conhecimento básico e específico da Demografia aliada a uma sistemática reflexão interdisciplinar, teórica e empírica. Isto é possível a partir de temas de reflexão e análise que se localizam na fronteira entre as áreas do conhecimento.

É nesse sentido que o Programa propõe-se a incorporar candidatos com diferentes origens acadêmicas, quer no Mestrado, quer no Doutorado. Deste modo, e tendo por base a experiência já acumulada de seu Corpo Docente, o Programa recebe alunos com formações distintas, tais como: sociologia, economia, geografia, arquitetura, história, ciência política, saúde, matemática, estatística, antropologia, dentre outras.

O Programa de Pós-Graduação em Demografia está organizado em duas linhas de pesquisa:

  1. Dinâmica demográfica e políticas sociais: esta linha objetiva avançar no entendimento da dinâmica da população vis-a-vis as questões relativas às políticas sociais necessárias frente às transformações advindas do atual processo de transição demográfica.
  2. Estudos de População: esta linha incorpora análises referentes aos fenômenos demográficos resgatando técnicas demográficas e explicações acerca das recentes transformações na dinâmica da população em seu conjunto.

Dentro dessas linhas de pesquisa do Programa estão as áreas temáticas: População e Ambiente; Família, Gênero de Demografia; Demografia e Antropologia; Mobilidade Espacial da População; Saúde e Morbimortalidade; Saúde Reprodutiva e Sexualidade.