
Apoio à Comunidade
O IFCH busca a construção de um ambiente democrático, inclusivo, livre de toda forma de preconceito, discriminação e assédio. Há uma grande gama de serviços da UNICAMP que nos auxilia a realizar essa proposta. Aqui você encontra aqueles que podem ser mais relevantes para sua vivência no campus.
O campus de Barão Geraldo conta com três restaurantes subsidiados pela Universidade: Restaurante Universitário (RU), Refeitório da Administração (RA) e Restaurante da Saturnino (RS).
O RU funciona de segunda a domingo, das 07h às 08h30 (café da manhã), das 10h30 às 14h (almoço) e das 17h30 às 19h45 (jantar).
O RA funciona de segunda a sexta, das 11h15 às 14h (almoço) e das 17h30 às 19h (jantar).
O RS funciona de segunda a sexta, das 11h às 14h (almoço) e das 17h30 às 19h (jantar).
Cardápio: https://prefeitura.unicamp.br/cardapio/
Como inserir créditos: https://prefeitura.unicamp.br/produto/recarga-pix/
A Central de Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (TILS), foi criada com o objetivo principal de atender estudantes surdos matriculados nos cursos de pré-graduação, graduação e pós-graduação da Universidade.
A criação da Central TILS tem como proposta reconhecer a diferença linguística das pessoas surdas e a necessidade da mediação do tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), de modo a propiciar ambientes linguísticos favoráveis para que os estudantes surdos possam se apropriar dos conhecimentos científicos por meio da língua de sinais, que constitui sua língua natural. Neste propósito, nosso objetivo é assegurar que a universidade seja um lugar de educação para todos, permitindo não somente o ingresso de pessoas surdas, mas, principalmente, oferecendo plenas condições para sua permanência.
Horário de funcionamento da Central TILS: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.
O Serviço de Atenção à Violência Sexual é o órgão de assistência vinculado à Comissão Assessora de Gênero e Sexualidade, que integra a Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) da Unicamp.
Seu objetivo é acolher, de forma empática, humanizadora e qualificada, membros da comunidade universitária que se encontrem envolvidos em situações de violência sexual, com ou sem dano físico, bem como de discriminação baseada em gênero e/ou orientação sexual e diversidade de gênero e dar o melhor encaminhamento para cada caso. Atua de modo articulado com outros órgãos da Universidade, como CAISM, HC, SAE, SAPPE, Ouvidoria, Câmara de Mediações e Ações Colaborativas, dentre outros.
Além dos atendimentos, o SAVS realiza atividades de educação e informação com membros da comunidade universitária por meio de rodas de conversa incluindo discentes e/ou docentes em unidades da Unicamp e iniciativas comunitárias (como coletivos de estudantes e outras modalidades de agremiação discente).
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
Oferece assistência estudantil à população mais vulnerável, com base em pesquisas sobre a realidade social dos estudantes. Formula meios de intervenção a fim de diminuir as disparidades socioeconômicas e ampliar a justiça social, com base em ações planejadas junto a órgãos competentes.
Assessoramento a estudantes em sua vida acadêmica. Auxilia na busca de informações e de soluções para dificuldades relacionadas ao andamento do curso, escolha de disciplinas, planejamento de estudos e expectativas de carreira.
A comunidade da Unicamp dispõe de pronto atendimento e atendimento ambulatorial gratuito em diversas especialidades médicas, fisioterapia, nutrição, psicologia, enfermagem e odontologia. Oferece grupos e programas de apoio para diversos assuntos dentro da comunidade universitária.
O CECOM (Centro de Saúde da Comunidade) funciona de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 19h00.
O aplicativo Botão de Pânico fornece à comunidade da Unicamp a possibilidade de solicitar o apoio para os serviços de Vigilância do campus e, em situações de agravo à saúde (urgências e emergências), acionar a equipe do VIDAS (Veículo Interno de Atendimento em Saúde) para realizar o atendimento pré-hospitalar e transporte ao CECOM ou Unidade de Emergência Referenciada (UER) do HC.
Botão de Pânico: https://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/servicos/botao-de-panico
Solicite o atendimento do Atendimento VIDAS ligando no (19) 3521-6000.
Solicite o serviço de Escolta sempre que precisar se locomover em áreas e horários noturnos que considere de risco. Ligue no (19) 3521-6000.
A Unicamp mantém um serviço de apoio psicológico aos/às estudantes pelo SAPPE- Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante.
Quando desejar ser atendido no SAPPE, o aluno deverá agendar um horário através dos meios abaixo.
O VIDAS – Veículo Interno de Atendimento em Saúde, é um serviço móvel para resgate e atendimento pré-hospitalar às urgências e emergências em saúde, sejam traumáticas, causadas por acidentes, ou clínicas.O atendimento é feito no campus de Barão Geraldo, CPQBA e Moradia Estudantil e funciona 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.
É coordenado pelo Centro de Saúde da Comunidade (CECOM) e pela Vigilância do Campus, órgão da Prefeitura Universitária.
O Laboratório de Acessibilidade (LABACES) dispõe de serviços especializados com o uso de tecnologias de informação e comunicação, as quais viabilizam a inclusão de pessoas com necessidades especiais na vida acadêmica, facilitando o acesso à informação.
A missão do LABACES é proporcionar aos usuários com deficiências um ambiente adequado às suas necessidades educacionais especiais, garantindo-lhes o direito de realizar estudos e pesquisas com maior autonomia e independência.
Está situado no primeiro andar da Biblioteca Central Cesar Lattes, atendendo de segunda a sexta, das 09:00 às 19:00 h.
É um ambiente seguro em que você pode compartilhar situações e problemas experimentados na vida universitária e no ambiente de trabalho, recebendo de servidores técnicos administrativos e professores, escuta e orientação sobre as ferramentas disponíveis na Unicamp para o encaminhamento da questão. Não se trata de um atendimento psicológico, mas sim de uma forma de acolher e direcionar os problemas para uma possível solução.
A Ouvidoria de Serviços Públicos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) tem caráter exclusivo de mediar as questões que envolvem a Administração da Universidade, servidores (docentes e funcionários), alunos e a comunidade externa. É um órgão de natureza mediadora, sem caráter administrativo, deliberativo, executivo ou judicativo, que exerce suas funções diretamente junto às Unidades e Órgãos para atingir seus fins.
As atribuições da ouvidoria são: organizar os mecanismos e canais de acesso dos interessados à Ouvidoria, fazendo uma relação informal e acolhedora; orientar os servidores docentes e não docentes, os alunos, e membros da comunidade externa sobre a melhor forma de encaminhar seus pedidos, instruí-los e acompanhar sua tramitação;contribuir para a resolução de problemas administrativos ou acadêmicos oferecendo alternativas e informações sobre a legislação e as normas internas vigentes; facilitar a tramitação de processos e procedimentos relativos a situações jurídico-administrativas em que não existir ou for insuficiente a atuação dos outros controles administrativos internos ou externos, ou quando se retardarem por embaraços processuais; receber críticas, queixas e sugestões sobre procedimentos e práticas inadequadas ou irregulares, atuando no sentido de levar os envolvidos a aperfeiçoá-los e corrigi-los pela busca dialogada de consenso; diretamente ou indiretamente via divulgação de análises e teses, encaminhar para estudo da Administração propostas de reformulação de normas e de mudanças de procedimentos que lhe pareçam a causa de problemas para cuja solução tenha sido chamada a contribuir; acompanhar a tramitação dos processos em que se envolva, dando ciência aos interessados das providências tomadas.
As bolsas são destinadas aos estudantes de graduação e pós-graduação da Unicamp que apresentem e comprovem dificuldades financeiras para garantir sua permanência na universidade. Todos os alunos de graduação que estiverem regularmente matriculados poderão pleitear todos os tipos de Bolsa-Auxílio, que são:
BAS - Bolsa Auxílio-Social
BAS-IC - Bolsa Auxílio Social de Incentivo Complementar
BAM & BAME – Bolsa auxílio moradia
BAI – Bolsa Auxílio Instalação
PME – Programa de Moradia Estudantil
BAEF – Bolsa Auxílio Estudo e Formação
BE – Bolsa Emergência
BITA – Benefício de Isenção da Taxa de Alimentação
BAT – Benefício de Auxílio Transporte
PAPI – Programa de Auxílio a Projetos Institucionais
BATO – Bolsa Auxílio Transporte Obrigatório
BPE – Bolsa Pesquisa Empresa
PAA – Bolsa Aluno Artista
Informações para sobre mais programa e de como pleitear as bolsas podem ser encontradas diretamente no site: https://deape.unicamp.br/deape-wiki/bolsas-e-programas/#bolsas-e-beneficios-sociais
PIBIC é o Programas Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq. A Unicamp possui uma cota dessas bolsas destinadas à iniciação científica de estudantes de graduação. Estudantes contemplados recebem uma bolsa mensal por 12 meses. Para concorrer, é necessário ter um/a orientador/a e apresentar um projeto de pesquisa. Veja as informações em https://prp.unicamp.br/iniciacao-cientifica/pibic-pibiti/programas/pibic/
As bolsas de pós-graduação são gerenciadas pelos programas de pós-graduação. Para saber sobre elas, entre em contato com seu programa.
(19) 3521-1684
https://www.ifch.unicamp.br/pos