
Programa de Internacionalização
Com o objetivo de fomentar a criação e consolidação de planos estratégicos de internacionalização, a formação de redes de pesquisas internacionais, promover a mobilidade de docentes, pesquisadores e discentes vinculados a programas de pós-graduação Stricto Sensu com cooperação internacional e, por fim, fomentar um ambiente internacional nas instituições de pesquisa, a CAPES criou o Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt. Neste sentido, a Unicamp foi uma das universidades selecionadas para participar desse programa de internacionalização.
Aqui na Unicamp, o PrInt funciona de maneira descentralizada, onde foram formulados projetos institucionais de internacionalização, onde a estratégia foi desenvolvida a partir da elaboração de temáticas transversais que permitiria a integração de docentes e pesquisadores de um ou mais Programas de Pós-Graduação.
Neste sentido, nosso Programa de Pós-Graduação está inserido no PrInt através do engajamento e coordenação de projetos.
O PrInt é hoje uma das principais ferramentas de internacionalização de nosso Programa e tem sido peça fundamental para consolidar as redes e acordos de pesquisa internacionais presentes no Programa.
Ressaltamos ainda que os resultados obtidos no âmbito do PrInt, como produções, acordos formulados, redes de pesquisa, entre outros, podem ser consultados na aba Estatísticas de nossa página.
Abaixo relacionamos os dados do projeto PrInt o qual se inserem os docentes e discentes de nosso Programa:
A Compensação Ambiental no Brasil a na Austrália
Responsáveis: ROBERTO DONATO DA SILVA JUNIOR
Objeto de estudo: políticas de compensação ambiental da Austrália (Estados de New South Wales e Queensland, minimamente).
AGENTS: Amazonian Governance to Enable Transformations to Sustainability
Responsáveis: CELIA REGINA TOMIKO FUTEMMA
Membros: EDUARDO SONNEWEND BRONDIZIO, FABIO DE CASTRO
The Amazon basin is a "global keystone" region: locally, continentally and globally it hosts a wide array of environmental services, socio-cultural diversity, and economic activities. Governing these multiple dimensions amid pressing social-environmental, and climate change is one of the most pressing challenges for sustainability. While government-driven solutions are commonly viewed as the route to sustainability, most sustainable forest management in the Amazon comes from individual and collective initiatives.
Amazon Face: assessing the effects of increased atmospheric CO2 on the ecology and resilience of the Amazon forest
Responsáveis: DAVID MONTENEGRO LAPOLA
Membros: ALESSANDRO CARIOCA DE ARAUJO, Anja Rammig, Bart Kruijt , CARLOS ALBERTO NOBRE QUESADA, HELBER CUSTODIO DE FREITAS, HUMBERTO RIBEIRO DA ROCHA, Iain Hartley, Keith Lewin, Patrick Meir, Richard J. Norby, TOMAS FERREIRA DOMINGUES
O objetivo do projeto é, através de um experimento de enriquecimento de CO², pesquisar como o aumento do CO² atmosférico pode afetar a resiliência da floresta Amazônica, a biodiversidade que ela abriga e os serviços ecossistêmicos que ela fornece. Projeto INPA: https://amazonface.inpa.gov.br/contato.php