
Manifestação de repúdio a ataques cibernéticos contra a historiadora Profa. Lucilene Reginaldo e colegas
A Comissão de Pós-Graduação (CPG) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP vem a público repudiar energicamente o ataque cibernético sofrido por Lucilene Reginaldo, professora do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de História da Unicamp, e pelos membros da reunião de um grupo de pesquisadores(as) da Universidade Estadual de Feira de Santana e da Universidade Federal da Bahia, quando era debatida a pesquisa da Profa. Lucilene durante o webinário intitulado "Atlântico Negro" em 8/06/2020. O evento foi invadido e atacado com palavras e gestos de violência e ameaça, configurando evidente crime digital e de injúria racial e atentando contra a produção e a divulgação do conhecimento.
Destacamos que esse não é um caso isolado e que especialmente pesquisadores/as que se dedicam ao debate sobre temas raciais e de gênero têm sofrido constantes ataques daqueles/as que apenas sabem expressar suas deturpadas visões de mundo pela agressão e pelo crime. Temos certeza de que a comunidade acadêmica não se intimidará e continuará produzindo pesquisas e promovendo os debates necessários ao avanço do conhecimento científico em nossa sociedade. Também esperamos que as autoridades responsáveis ajam no intuito de preservar os direitos das pessoas atingidas.
Finalizamos expressando nossa solidariedade à professora Lucilene Reginaldo e aos(às) pesquisadores(as) que sofreram tão espúria agressão. Do mesmo modo, comprometemo-nos a apoiar as medidas necessárias para coibir e punir os responsáveis por esse ataque violento e absolutamente inaceitável.
Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas