
Lançamento do livro Belo Monte e ribeirinhos: voz e territorialidade na Terra do Meio
Lançamento do livro Belo Monte e ribeirinhos: voz e territorialidade na Terra do Meio
Egressa do Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade, Maíra Borges Fainguelernt, lança livro Belo Monte e ribeirinhos: voz e territorialidade na Terra do Meio.
Lançada pela Editora Appris, a obra parte da perspectiva das populações ribeirinhas para refletir sobre os impactos da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, construída no rio Xingu, estado do Pará. A autora busca dar visibilidade aos ribeirinhos, investigando como as populações das Reservas Extrativistas da Terra do Meio, localizada a montante da usina, avaliam seus impactos. Esta leitura torna-se uma excelente fonte de informação sobre modo de vida e territorialidade ribeirinha na Amazônia brasileira e cria um debate em torno de três questões principais:
(i) como é a territorialidade dos ribeirinhos das reservas extrativistas da Terra do Meio;
(ii) qual a relação entre a área de influência dos impactos de Belo Monte e a exclusão dessas unidades de conservação como territórios atingidos; e
(iii) quais os desafios à governança ambiental na região amazônica que o estudo de caso ilustra no contexto de redução de impactos de grandes hidrelétricas em Áreas Protegidas.
A obra conta com prefácio do professor Emilio Federico Moran, credenciado no Programa Ambiente e Sociedade, do Nepam/IFCH, e propõe-se a ampliar o conhecimento científico sobre impactos de projetos de infraestrutura e a relação ambiente e sociedade, a fim de colaborar com o debate sobre as repercussões de um modelo de desenvolvimento e conservação na Amazônia, que coloca em xeque a garantia de direitos de populações historicamente negligenciadas.
INFORMAÇÕES GERAIS
Endereço: Rua Dias Ferreira, 417
Leblon, Rio de Janeiro - RJ, 22431-080
📅 Data: 18 de março (sábado), às 16:00h🗺 Local: Livraria Argumento