
Comissão de Extensão
Ensino, pesquisa e extensão são as bases inseparáveis da universidade. Apesar de estar assim definido na Constituição desde 1988, tem sido um desafio integrar atividades extensionistas em nossa rotina.
O que é extensão, afinal? É um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade.
As ações de extensão devem atender ao menos uma dessas diretrizes (os 5 Is):
- Interação dialógica;
- Interdisciplinaridade e interprofissionalidade;
- Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão;
- Impacto na formação de estudantes;
- Impacto na transformação social.
As ações de extensão podem ter os seguintes perfis:
- Projetos;
- Programas;
- Cursos;
- Eventos (comunidade externa);
- Prestação de serviços.
Cada perfil segue um caminho no IFCH e na Unicamp para ser validada como extensão universitária. Todos esses caminhos (detalhados a seguir) passam pela Comissão de Extensão do IFCH.
Para saber mais:
Para aprofundar e entender melhor o escopo da Extensão no Brasil hoje, a Coordenadoria de Extensão recomenda consultar o material difundido pela Rede Nacional de Extensão, Renex, bem como os materiais disponibilizados pela ProEEC, em especial a série Extensionando).
Embora o IFCH realize atividades de extensão desde sua criação, apenas em 2019 o instituto passou a discutir a necessidade de possuir um regimento próprio com o objetivo de formalizar seu vínculo com essas ações e fomentar a consolidação e a criação de novas iniciativas.
O regimento atual, aprovado na Congregação do IFCH de 01 dezembro de 2021, pode ser lido aqui: https://docs.google.com/document/d/1Kt_eBe-jqxo-DcZOegj1gi_1KMMWS2xW0KUIYKG_cDE/edit?usp=sharing
A composição da comissão de extensão do instituto, instituída pelo regimento pode ser conferida abaixo: