
História
Biblioteca Octavio Ianni
A Biblioteca Octavio Ianni do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, está integrada ao Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU) e destaca-se como uma das principais bibliotecas de Filosofia e Ciências Humanas do Brasil e da América Latina. Esse reconhecimento se dá, principalmente, em função da qualidade do seu acervo, que constitui padrão de referência para pesquisadores da área.
A origem da Biblioteca do IFCH remonta ao Departamento de Planejamento Econômico e Social, criado por Zeferino Vaz em 1968, que foi o início do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. A Biblioteca nasceu e se desenvolveu em perfeita consonância com o constante crescimento do Instituto e, atualmente, caracteriza-se como um instrumento indispensável ao ensino e à pesquisa.
Com o objetivo de acompanhar o ritmo de desenvolvimento das pesquisas do IFCH, a Biblioteca sempre manteve um cuidado extremo e permanente com a atualização, desenvolvimento e qualidade do seu acervo bibliográfico.
Octavio Ianni
Octavio Ianni (Itú, 13 de outubro de 1926 — São Paulo, 4 de abril de 2004) formou-se em ciências sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, em 1954. Logo após a formatura, integrou o corpo de assistentes da Faculdade, na cadeira de Sociologia I, da qual Florestan Fernandes era o titular. Foi professor no IFCH nos anos de 1997. Ianni foi um pensador devotado à compreensão das diferenças sociais, das injustiças a elas associadas e dos meios de superá-las. Corajosamente estudou e escreveu sobre as diferenças sociais e abordou diversos temas fundamentais para a compreensão da sociedade com vistas a uma coletividade mais humana e igualitária, sendo considerado um dos principais sociólogos do país.
Após seu falecimento, em 2004, foi encaminhada à Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) uma proposta para nomear a Biblioteca do IFCH em sua homenagem, conforme reunião da Congregação nº 116/2004 de 07/07/2004.
Seu acervo particular possui aproximadamente 9.000 obras e foi doado à Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara em 2002, pelo próprio sociólogo. A biblioteca particular do professor Octavio Ianni reserva, para quem a consulta, um grande conhecimento acumulado sobre temas de sociologia, revela-se a influência da história nas suas publicações e nos demais livros que formam seu acervo, além de trazer a memória de seus estudos, revelando seu perfil intelectual e, até mesmo, sua personalidade e como se relacionava com o mundo, incentivando a reflexão e o repensar de questões da sociedade.
Acesse os links abaixo para saber mais sobre Octavio Ianni:
Sala de Estudos Sociais - Coleção Octavio Ianni (COI) em Biblioteca da FCLAr - Unesp
Centro de Estudos Octavio Ianni - UERJ
Fachada do prédio e sua intervenção artística

A fachada do prédio da Biblitoteca Octavio Ianni recebeu no mês de agosto de 2022 uma intervenção artística para representar as áreas de atuação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. O mural está posicionado na parede acima da entrada principal da Biblioteca.
A intervenção foi idealizada pela Direção do Instituto e cada departamento indicou dois nomes de autores de destaque em suas áreas, intelectuais que não atuaram no IFCH, além do sociólogo Octavio Ianni. Tem como proposta fazer uma alusão à diversidade de saberes que nossa biblioteca abarca, em uma manifestação simbólica e estética.
O mural foi produzido pelos artistas plásticos Hofstatter e Biel Siqueira a partir de uma arte prévia que foi projetada na parede durante a sua produção.
Clique aqui para assistir ao vídeo produzido pelos artístas Colab Hostatter e Biel Siqueira.
Conheça a biografia de cada intelectual clicando abaixo.
1_Lélia Gonzalez
2_Sonia Catasús
3_Angela Yvonne Davis
4_Clóvis Moura
5_Emília Viotti da Costa
6_Octavio Ianni
7_Davi Kopenawa
8_Ailton Krenak
9_Jorge Somoza
10_Maria Sylvia de Carvalho Franco
11_Wanderley Guilherme dos Santos
12_Maria Isaura Pereira de Queiroz
13_Maria Célia Paoli
Clique aqui para todas as biografias dos intelectuais representados na intervenção artística.