
Lançamento do livro 'Olhares negros: raça e representação'
Lançamento do livro 'Olhares negros: raça e representação'
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia promove o lançamento do livro Olhares negros: raça e representação, de Bell Hooks, dia 28 de maio, às 14 horas, na Sala da Congregação do IFCH.
A mesa contará com a presença da historiadora Mariléa de Almeida (doutora em história pela Unicamp), pesquisadora sobre quilombos, feminismos negros e pensamento decolonial, e da advogada Terra Johari (mestra em antropologia social pela Universidade de São Paulo), que investiga as relações entre performance, políticas de conhecimento e o Atlântico negro. A mediação será da Profa. Dra. Luana Saturnino Tvardovskas.
Na coletânea de ensaios críticos reunidos em Olhares negros, Bell Hooks interroga narrativas e discute a respeito de formas alternativas de observar a negritude, a subjetividade das pessoas negras e a branquitude. Ela foca no espectador — em especial, no modo como a experiência da negritude e das pessoas negras surge na literatura, na música, na televisão e, sobretudo, no cinema —, e seu objetivo é criar uma intervenção radical na forma como nós falamos de raça e representação. Em suas palavras, “os ensaios de Olhares negros se destinam a desafiar e inquietar, a subverter e serem disruptivos”. Como podem atestar os estudantes, pesquisadores, ativistas, intelectuais e todos os outros leitores que se relacionaram com o livro desde sua primeira publicação, em 1992, é exatamente isso o que estes textos conseguem.