
Nota da direção do IFCH
No último sábado, dia 19 de agosto, a Unicamp sediou a Unicamp de Portas Abertas, um projeto que ocorre, no formato atual, desde 2003. O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas tem muito orgulho de sempre ter feito parte da UPA e neste ano, mais uma vez, integrou a programação do evento, com uma grande diversidade de mesas e temas debatidos.
Na última sessão, contudo, durante a exposição do Grupo de Estudos de Filosofia Indígena, um dos participantes da atividade - que não é estudante da Unicamp - fez uma intervenção racista contra os povos indígenas. Mais do que emitir meras opiniões infundadas, sua fala demonstra preconceito e ignorância, desrespeita a diversidade de saberes e culturas, expressa e promove a violência contra os povos indígenas, manifestando um profundo desrespeito aos direitos humanos e incorrendo no crime de racismo.
Diante desse episódio, o IFCH e toda sua comunidade se solidarizam com os povos indígenas, que hoje fazem parte dos saberes que ensinamos, aprendemos e compartilhamos, não apenas no IFCH, mas em toda a UNICAMP. E é justamente para promovê-los e difundi-los para toda a sociedade que a UPA tem sentido e importância.
É preciso enfrentar o racismo, a violência e a intolerância. Assim, a direção do IFCH manifesta seu total apoio aos/às estudantes reunidos/as em torno do Coletivo dos Acadêmicos e ao Coletivo das Acadêmicas Uirapuru, cuja nota endossamos plenamente. Por fim, tomaremos as ações cabíveis junto às representações dos/as estudantes indígenas e as demais instâncias responsáveis da UNICAMP.
Direção do IFCH
21 de agosto de 2023