
II Ciclo Virtual de Debates ProfHistória - 06 a 10/12/2021
Entre os dias 6 e 10 de dezembro, será realizado o II Ciclo Virtual de Debates ProfHistória.Nessa edição do evento, duas mesas diárias - às 18h e às 20h - reunirão mestres do ProfHistória, cujas dissertações foram indicadas ao Prêmio ProfHistória Turma 2018, e ProfHistóricas/os que se destacaram no Prêmio Déa Fenelon de Ensino de História, promovido pela Associação Nacional de História (Anpuh), para apresentar e debater suas pesquisas e proposições didático-pedagógicas.
Todas as mesas serão transmitidas no canal do ProfHistória Nacional no Youtube e Facebook.
As inscrições devem ser feitas através do link abaixo:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfd7rhKeg9VCQtw31ix3Fl570POZoBu...
Programação:
Dia 06 de dezembro
18 H – MESA 1
Alexandre Mazetto Vieira (UEPG) - Por um ensino dehistória decolonial: os Tupi Guarani do AltoParanapanemaElizabeth Fernanda Machado Serra (Unifesp) –Produção de presença no ensino de história e culturaindígena: representações no livro didáticoCarla de Moura (UFRGS) - As Marias da Conceição: porum ensino de história situado, decolonial einterseccionalMEDIAÇÃO: Sandor Fernando Bringmann (UFSC)
20 H – MESA 2
Giovani Marcos Bernini (Unespar) – Lugares dememórias na rede: educação patrimonial, espaçospúblicos e linguagens digitais para o ensino dehistóriaValdinei Deretti (UFSC) – Ensinar história na cidade:uma proposta de educação patrimonial paraGuaramirim (SC)Daniel Luiz Sousa de Lima (UFRN) – Cultura eeducação: contribuição à valorização do patrimônioafro-brasileiro na cultura potiguarMEDIAÇÃO: Ana Carolina da Silva Borges (UFMT)
Dia 07 de dezembro
18 H – MESA 3
Hellen Cris Leite de Lima (UFPR) – Paraná Quilombola:um site para ensinar históriaLucas Marinho Nunes (UERJ) – Patrimônio, memória eidentidades: o caso da Grande Madureira - RJMEDIAÇÃO: Clóvis Gruner (UFPR)
20 H – MESA 4
Andreia Martel Torres (Unifap) - Deste lado do rio:interculturalidade e ensino de História na fronteiraoiapoquenseRodrigo Vareiro Companhoni (UEMS) – Tempo,território e história: percepções do Ára-Tempo/Espaço- Kaiowá e GuaraniAntônia Brioso (UFPA) - Projeto Cartografia da CulturaAfrobrasileira da EAUFPA: uma didática da Históriaem interface com Pedagogia decolonial.MEDIAÇÃO: Francisco Egberto de Melo (Urca)
Dia 08 de dezembro
18 H – MESA 5
Edmar da Silva (UEM) - A história da África e afrodiaspóricano Brasil narrada na revista da ABPN:temas, problemas e procedimentosCícero Soares Varela (Urca) - Aprendizagem histórica eo ensino de história por meio das histórias emquadrinhosMEDIAÇÃO: Cleodir da Conceição Moraes (UFPA)
20 H – MESA 6
Carolyne do Monte de Paula (UFPE) - Aprender adesejar: aprendizagem histórica a partir de enigmasLeonardo Borghi Ucha (UFRGS) - Eu não sabia que omeu bairro tinha história: decolonizando a aula dehistória com as memórias de um território na periferiade Porto AlegreMEDIAÇÃO: Fábio Garcez de Carvalho (UFRJ)
Dia 09 de dezembro
18 H – MESA 7
Rosângela de Oliveira Duarte (UFPA) - Conhecimentohistórico escolar e educação patrimonial no MuseuMemorial da BalaiadaEliana Dias Ferreira Oliveira (UFS) – Ponteiros damemória: educação patrimonial no ensino de históriaem SergipeMEDIAÇÃO: Marize Helena de Campos (UFMA)
20 H – MESA 8
Saulo Nunes de Souza (UFF) - O local no ensino dehistória: ações didáticas para pensar historicamenteVictor Provenzano (Unirio) - É aula ou é esporte?Pensando o Brasil através das copas de 1950 e 2014MEDIAÇÃO: Carlos André Silva de Moura (UPE)
Dia 10 de dezembro
18 H – MESA 9
Paulo Roberto Martins da Silva (UFRJ) – Ensinandohistória para educandos surdos em uma escolainclusiva: um ensino possívelMoisés Pires Teixeira (UFRRJ) - Formação continuadade professores: o ensino de história numa perspectivainclusivaMEDIAÇÃO: Maria Angélica da Gama Cabral Coutinho(UFRRJ)
20 H – MESA 10
Zilma Martins de Moura (Unemat) - O ensino dehistória local: imagens e relatos de mulheres de RioBranco-MT (1960/1970)Andreia Costa Souza (UFT) – Ensino de história emulher negra: um olhar interseccional sobre aspercepções de estudantes em Conceição do Araguaia-PARosangela Seling Vorpagel (UFSM) – A história deRoque Gonzales: uma proposta didático pedagógicaMEDIAÇÃO: Elaine Lourenço (Unifesp)