
Em busca das mercadorias dos não-índios: relatos e sonhos Wajãpi e Zo’é
Em busca das mercadorias dos não-índios: relatos e sonhos Wajãpi e Zo’é
A próxima Quartas de Antropologia terá como tema Em busca das mercadorias dos não-índios: relatos e sonhos Wajãpi e Zo’é , dia 30 de junho às 16 horas nos canais do IFCH Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter.
A convidada será Dominique Tilkin Gallois (Professora colaboradora senior do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro de Estudos Ameríndios). O debatedor da mesa será João Paulo Barreto, professor da etnia tukano e doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas.
A partir de experiências reportadas por anciões Wajãpi e Zo’é, dois povos de língua Tupi-Guarani na região das Guianas, elenco algumas perspectivas desses povos sobre modos de acessar os não-índios e suas mercadorias, mediadas pelos sonhos de xamãs que relatam encontros ocorridos em lugares e tempos que só eles conseguem alcançar, mas que orientaram importantes movimentos desses grupos em busca do estreitamento das relações com os não-índios. Essas perspectivas indígenas permitem debater os limites das noções de isolamento e de contato.