Pular para o conteúdo principal

Exame de Qualificação - Henrique Simões de Carvalho Costa

A análise de como a elaboração e a implementação de instrumentos de gestão territorial como, por exemplo, o Plano de Manejo e a definição de áreas para corredores ecológicos, podem contribuir com a conservação e recuperação da biodiversidade e o uso sustentável de serviços ecossistêmicos fornecidos por remanescentes florestais é o tema do exame de qualificação do pesquisador Henrique Simões de Carvalho Costa, dia 12 de dezembro de 2024, às 9h00, no Auditório Daniel Hogan/Nepam

Exame de Qualificação - Walef Pena Guedes

O desenvolvimento e a aplicação de um Índice Multidimensional de Justiça Ambiental para os municípios do Estado de São Paulo, focando na mensuração das desigualdades socioambientais, utilizando uma abordagem exploratória com a combinação de métodos quantitativos e qualitativos com a proposta de operacionalizar o conceito de Justiça Ambiental é o tema do exame de qualificação do pesquisador Walef Pena Guedes, dia 16 de dezembro de 2024, às 14h00, no Auditório Daniel Hogan/Nepam

Defesa de Tese – Luiz Gustavo Lovato

A análise de como o período de seca de 2011-2019 afetou as vulnerabilidades e as dinâmicas socioclimáticas relacionadas à atividade vitícola e aos viticultores dos Projetos Públicos de Irrigação (PPIs) Bebedouro e Nilo Coelho é tema de defesa de tese do pesquisador Luiz Gustavo Lovato, dia 5 de dezembro de 2024, às 9:00h, no Auditório Daniel Hogan, Nepam.

Defesa de Tese – Cristina Isis Buck Silva

A análise de como um recurso da biodiversidade é capaz de mobilizar um conjunto de pessoas e instituições visando sua proteção, recuperação e manutenção. E quais as consequências desse processo para a proteção e uso sustentável do recurso e para a gestão ambiental compartilhada é tema de defesa de tese da pesquisadora Cristina Isis Buck Silva, dia 18 de novembro de 2024, às 14:00h, Auditório Daniel Hogan, Nepam.

Defesa de Tese – Marcela Paschoal Perpetuo

A análise de como a contaminação é moldada, em sua materialidade política e multiplicidade ontológica, através das controvérsias sociotécnicas presentes nos documentos, envolvendo os diversos atores entrelaçados ao desastre no vale do rio Doce, decorrente do rompimento da barragem de Fundão em Mariana, Minas Gerais, pelas empresas mineradoras Vale, Samarco e BHP-Billiton.é tema de defesa de tese da pesquisadora Marcela Paschoal Perpetuo, dia 30 de setembro de 2024, às 9:00h, Auditório Daniel Hogan, Nepam.

Publicado Edital de Processo Seletivo 2025 do PPG em Ambiente e Sociedade

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulga o Edital do Processo Seletivo 2025 para o Doutorado em Ambiente e Sociedade. O edital com as regras já pode ser consultado na página eletrônica do programa e do Nepam. As fichas de inscrições devem ser preenchidas em https://www.dac.unicamp.br/portal/estude-na-unicamp/pos-graduacao e enviadas, juntamente com o restante da documentação, exigida no Edital, pelo site do Programa: https://www.ifch.unicamp.br/pos/ambiente-sociedade/1/552/processo-selet… no período de 9 de setembro a 11 de outubro de 2024.

Serão oferecidas vagas de doutorado, com ingresso no primeiro semestre de 2025, preenchidas pela ordem de classificação dos aprovados e pela análise da qualidade dos projetos apresentados, assim como da disponibilidade para orientação por parte do corpo docente. Há reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos e pardos e também para indígenas.

O Curso de Doutorado em Ambiente e Sociedade da Unicamp é público e gratuito. Criado em 2004, é um programa interdisciplinar composto por docentes altamente qualificados que desenvolvem pesquisas em várias áreas socioambientais.

Os principais objetivos do programa são a produção de pesquisa científica de ponta em Ambiente e Sociedade e a formação de profissionais especializados para o meio acadêmico, para centros e institutos de pesquisa e também para a prestação de serviços de planejamento, consultoria e assessoria em órgãos públicos e em associações da sociedade civil e empresas. O sucesso nessas duas frentes de atuação pode ser medido pela projeção nacional e internacional dos pesquisadores do PPGA&S e pelas posições de destaque em universidades e instituições públicas e privadas ocupadas pelos ex-alunos. Ademais, o programa incentiva o ingresso de pesquisadores das regiões norte e nordeste do Brasil.

As linhas de pesquisa no programa envolvem projetos em caracterização e conservação da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas, restauração da biodiversidade e serviços ecossistêmicos, dinâmicas sociais, demográficas, políticas, territoriais e econômicas da sustentabilidade, uso de recursos naturais e dos patrimônios: conhecimentos, saberes e memórias, conflitos e aspectos históricos e político-institucionais e mudanças ambientais globais e sustentabilidade.

As inscrições deverão ser realizadas mediante envio dos documentos digitalizados em formato PDF ao Sistema de envio de documentos (IFCH) do site da Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Unicamp, exceto a carta de recomendação, que deverá ser enviada pelo seu próprio autor para o e-mail pgamb@unicamp.br até o dia do encerramento do processo de inscrição.