
Disciplina eventual: Artes Visuais da Amazônia Indígena, com o Prof. Aristóteles Barcelos Neto
A disciplina será ministrada pelo Professor Visitante Aristóteles Barcelos Neto (University of East Anglia) nos meses de agosto e setembro de 2016.
Ementa: O curso aborda a produção, circulação, colecionamento, curadoria e disseminação das artes indígenas da Amazônia, com especial ênfase no Alto Xingu. Uma reflexão mais aprofundada será feita sobre um conjunto de objetos e suas relações com as artes do ritual. O curso também se dedica a discutir os desafios recentes para a aquisição, conhecimento e salvaguarda das artes indígenas da Amazônia.
Créditos: 2
Período: agosto e setembro de 2016
Dia e horário: segunda-feira, das 14h às 18h
Início: 15/08/2016
Local: Sala Multiuso (térreo do prédio da Direção do IFCH)
Programa do curso: programa_-_artes_visuais_da_amazonia_indigena.pdf
Não é necessário fazer matrícula pelo sistema da DAC. O aluno interessado deverá comparecer à primeira aula do curso e fornecer seu nome e RA ao professor responsável pela disciplina. Serão aceitos alunos regularmente matriculados em todos os Programas de Pós-Graduação da Unicamp. A disciplina será ministrada em português.
Sobre o professor
Aristóteles Barcelos Neto é professor e coordenador de pós-graduação na Sainsbury Research Unit for the Arts of Africa, Oceania and the Americas (SRU-University of East Anglia, Reino Unido), membro do Grupo de Antropologia Visual e do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos, ambos da Universidade de São Paulo, e do International Council of Museums (ICOM-UNESCO). Realizou pós-doutorado no Laboratoire d'Anthropologie Sociale (Collège de France/CNRS) e no Departamento de Antropologia da USP. Recebeu o Prêmio CNPq-ANPOCS de Melhor Tese de Doutorado em Ciências Sociais. Coordenou projetos de coleções etnográficas para museus no Brasil, Portugal, Alemanha e França; dirigiu e produziu filmes etnograficos na Amazonia e nos Andes.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7686029624580739