Pular para o conteúdo principal

Grupos de Pesquisa

Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (REMIR - Trabalho)

Resumo

A REMIR - Trabalho reúne pesquisadores e pesquisadoras estudiosos do Trabalho com vistas a um acompanhamento crítico e sistemático dos desdobramentos da Reforma Trabalhista aprovada em 2017 (Lei 13.467, de 2017).

Compreendemos que a reforma expressa uma mudança substantiva no sistema de regulação do trabalho no Brasil. Ela busca coadunar o padrão de regulação do trabalho com a lógica da acumulação capitalista almejada pelo mercado financeiro internacional e pelas oligarquias nacionais.

Nos colocamos o propósito de construir um diagnóstico da situação do trabalho no Brasil, analisar os sentidos da Reforma (econômicos, jurídicos, políticos, sociais), identificar as mudanças principais em curso e aprofundadas pela Reforma, elaborar parâmetros comuns para o desenvolvimento de pesquisas e se posicionar no debate público sobre os diversos aspectos que estão em disputa na sociedade a partir da aprovação da Reforma e de seus desdobramentos. Assim como a efetivação de diversos aspectos introduzidos pela reforma.

Membros