
Morre o sociólogo Luiz Fernando Souza Santos, vítima de covid-19
O sociólogo Luiz Fernando Souza Santos, professor do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas, faleceu aos 56 anos nesta quinta-feira (11) em Manaus, vítima de covid-19.
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1995), e mestre pelo Programa de Pós Graduação Natureza e Cultura na Amazônia da mesma universidade (2002). Foi autor do livro O Panóptico Verde: A invenção Ambiental da Amazônia (2014), resultado de sua pesquisa de mestrado, onde buscou refletir sobre como a Amazônia vem sendo ocupado e como os habitantes da região vão sendo alojados, por meio de um projeto pensado por pessoas ou grupos que desconsideram a sua realidade.
Luiz Fernando veio realizar o seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Sua tese, Entre o mágico e o cruel: a Amazônia no pensamento marxista brasileiro, foi defendida em 2018 sob orientação de Élide Rugai Bastos. Em sua pesquisa, Luiz Fernando se dedicou ao estudo sobre o lugar da Amazônia no pensamento marxista brasileiro, à partir do entendimento que existe uma crise política, social, ética e ambiental, transformando a região em objeto das intervenções que atendem aos interesses do capital, mas ao mesmo tempo é objetado por ela.
Luis Fernando foi dirigente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) e esteve envolvido em diversas lutas sociais. Recentemente estava denunciando o colapso da saúde amazonense perante a crise sanitária que infelizmente vitimou milhares de pessoas, inclusive seus familiares.
A comunidade do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp lamenta a perda do professor Luiz Fernando Souza Santos, e se solidariza com sua família e amigos.