Projetos de Pesquisa
Artes e semânticas da criação e da memória
Responsáveis: JOANA CABRAL DE OLIVEIRA
Membros: ANA CLAUDIA DUARTE ROCHA MARQUES, FERNANDA AREAS PEIXOTO, STELIO ALESSANDRO MARRAS, UIRA FELIPPE GARCIA
Este projeto tem como meta aproximar diferentes subcampos no interior da Antropologia, a partir da noção de criação, compreendida em sentido alargado. Trata-se de investir na expansão dos usos e concepções da criação, explorando deliberadamente a sua polissemia, as relações variadas que estabelece com a memória e as possibilidades de relações que ela permite inferir.
Cidades de Portarias: Segurança Privada em São Paulo
Responsáveis: SUSANA SOARES BRANCO DURAO
Membros:
Projeto de pesquisa desenvolvido junto ao serviço de apoio ao estudante
Entre um passado profundo e um futuro iminente: ação humana e impacto ambiental do colonialismo moderno na Amazônia (séculos XVI a XVIII)
Responsáveis: CAMILA LOUREIRO DIAS
Membros: Joana Cabral de Oliveira
Que impacto socioambiental o colonialismo moderno exerceu sobre a região amazônica? Como a análise desse impacto em uma perspectiva histórica pode contribuir para a reflexão sobre os atuais desafios ambientais e sobre as políticas de mitigação dos efeitos destrutivos das mudanças climáticas? Por um lado, estudos arqueológicos têm demonstrado que a paisagem natural amazônica é em grande medida antrópica. Por outro lado, a antropologia evidencia que as comunidades indígenas e tradicionais são produtoras de biodiversidade e têm papel importante a desempenhar nos projetos de futuro.