
Estrutura de Pesquisa - História
Entre as Estruturas Acadêmicas de Pesquisa, Arquivo e Bibliotecas, hoje nossa Pós-Graduação dialoga diretamente com diversos Centros e Núcleos de Pesquisa sediados no IFCH, além de Centros e Núcleos vinculados diretamente à estrutura administrativa geral da Universidade, mas que suas pesquisas, de caráter inovador e interdisciplinar, dialogam diretamente com nossas pesquisas.
Além dos Centros e Núcleos de Pesquisa, nossos docentes lideram e/ou participam de diversos Grupos de Pesquisa e Estudos, que garantem a flexibilidade e debate constante dentro do Programa.
Esta diversidade de Centros, Núcleos e Grupos garantem não só o diálogo transversal entre as diversas áreas do conhecimento e linhas de pesquisa, como possibilitam aos docentes e discentes do Programa a possibilidade de realizarem pesquisas interdisciplinares e inovadoras.
Abaixo apresentamos os Centros, Núcleos e Grupos de pesquisa que possuem relação direta com o Programa:
Grupos de Pesquisa
América Latina: história, fontes e narrativas
Grupo de Pesquisa do CNPq,
O grupo reúne pesquisadoras e pesquisadores de História da América Latina que foram formados na Unicamp ou que possuem vínculos, interfaces e diálogos com as pesquisas desenvolvidas no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. O grupo tem acompanhado e auxiliado o desenvolvimento das pesquisas sobre o continente latino-americano e seus desdobramentos na historiografia, no ensino e outros campos que articulam cultura, política e circulação de ideias, pessoas e instituições. Fazem parte do grupo professores de diferentes universidades e institutos.
ARQUEOLOGIA DA REPRESSÃO E DA RESISTÊNCIA
O presente grupo de pesquisas pretende abarcar o tema proposto em duas vertentes principais: o estudo das táticas de repressão ou de resistência, dos espaços, dos personagens e da produção material que caracterizam as práticas ou a oposição a governos repressivos, bem como os usos da Arqueologia nesses contextos, ou seja, a forma como o campo científico é utilizado, direcionado ou reprimido durante esses governos autoritários ou ditatoriais.
Arqueologia Histórica
As pesquisas resultam na publicação de livros e artigos, na formação de graduandos, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos. Desde a criação do Grupo de Pesquisa, foram publicados muitos livros, no estrangeiro e no Brasil, em prestigiosas editoras, como Springer (Nova Iorque), Routledge, Academic Press, Archaeopress (Oxford), entre outras. Boa parte das publicações contou com a chancela da FAPESP, após passar pelo severo crivo da assessoria da fundação.
Arte, gênero e cultura
Esse grupo insere-se na Linha de Pesquisa Gênero, Subjetividades, Cultura Material do Programa de Pós-Graduação em História do IFCH-UNICAMP. Configura-se como um espaço de colaboração e interlocução entre pesquisadoras/es e estudantes com o objetivo de problematizar o conhecimento histórico sobre arte e cultura em suas dimensões de gênero; propor e debater conceitos e abordagens teóricas transdisciplinares; investigar práticas artísticas e poéticas na perspectiva das Histórias Feministas da Arte e da História Cultural.
GAPS - Grupo de Antropologia do Policiamento e Segurança
Este grupo de estudos funcionará a partir de uma agenda de atividades de discussão presencial de trabalhos em progresso. Neste plano, com objetivos didáticos e de apoio à pesquisa júnior. Mas será também uma rede pragmática e transversal de relações entre pesquisadores profissionais que visam produzir em conjunto alargando a outros participantes: 1. seminários e workshops de apresentação e discussão de pesquisas; 2. publicações relevantes e de alto impacto, editadas em conjunto ou individualmente; 3.
História, Imagem e Cultura Visual
Grupo de Pesquisa do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, ativo desde 2002
Núcleo História e Linguagens Políticas: Razão, Sentimentos e Sensibilidades
O Grupo CNPq - Núcleo História e Linguagens Políticas: razão, sentimentos e sensibilidades, originou-se de um processo de discussões teóricas e metodológicas e de produção científica interdisciplinar iniciado em 1991 por pesquisadores brasileiros e franceses dentro do Convênio PARIS VII/ UNICAMP á época dirigido por professores de PARIS VII – Pierre Ansart e Michelle Perrot – e da UNICAMP – Stella Bresciani e Eni Orlandi – com a intermediação da pesquisadora do CNRS, Claudine Haroche.
Tempo, memória e pertencimento
Grupo de Pesquisa - A necessidade de valorizar e preservar os documentos e monumentos ligados à história do país e a importância de que o conhecimento científico produzido acerca da memória e da história cultural chegue à população brasileira, inclusive aos currículos escolares, são as principais motivações do Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento.
The Law in Slavery and Freedom
The Law in Slavery and Freedom Project is a curricular and research initiative that has been developed in collaboration with The Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, France; the University of Cologne, Germany; the University of Campinas, Brazil; the University of Windsor, Ontario, Canada; and the Centro Juan Marinello in Havana, Cuba. Students from these institutions have participated in seminars taught by faculty from all sites and continue to exchange ideas through online discussions of readings on the topic of law and slavery in the Atlantic world.