
Redes e grupos - História
Os docentes de nosso Programa estabelecem conexões com diversos pesquisadores no Brasil e no Mundo, estas conexões, em muitos casos, se consolidam enquanto grupos de pesquisa e redes nacionais e internacionais de pesquisadores.
Estas redes e grupos são parte fundamental para garantir a capilaridade e projeção de nosso Programa em nível nacional e internacional, além de inserir nossos pesquisadores em discussões mais amplas nos temas de interesse em nossas áreas de atuação.
Abaixo relacionamos estas redes e grupos de pesquisa:
América Latina: história, fontes e narrativas
Responsáveis: JOSE ALVES DE FREITAS NETO
Membros: PRISCILA PEREIRA, IVIA MINELLI, CAIO PEDROSA DA SILVA
Grupo de Pesquisa do CNPq,
O grupo reúne pesquisadoras e pesquisadores de História da América Latina que foram formados na Unicamp ou que possuem vínculos, interfaces e diálogos com as pesquisas desenvolvidas no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. O grupo tem acompanhado e auxiliado o desenvolvimento das pesquisas sobre o continente latino-americano e seus desdobramentos na historiografia, no ensino e outros campos que articulam cultura, política e circulação de ideias, pessoas e instituições. Fazem parte do grupo professores de diferentes universidades e institutos.
ARQUEOLOGIA DA REPRESSÃO E DA RESISTÊNCIA
Responsáveis: RITA JULIANA SOARES POLONI
Membros: Alfredo González-Ruibal, ANA PAULA FERREIRA DE BRITO, ANDREA CUNHA MESSIAS, ANDRES ALARCON JIMENEZ, ANDRES ZARANKIN, CLAUDIO UMPIERRE CARLAN, DARLAN DE MAMANN MARCHI, DIEGO LEMOS RIBEIRO, FLAVIO DE LEAO BASTOS PEREIRA, INES VIRGINIA PRADO SOARES, ISABELA SORAIA BACKX SANABRIA, JOCYANE RICELLY BARETTA, LEANDRO INFANTINI DINI, LUCIO MENEZES FERREIRA, MARIA LETICIA MAZZUCCHI FERREIRA, PEDRO PABLO FERMÍN MAGUIRE, PEDRO PAULO ABREU FUNARI, PRISCILA PAULA DE SOUSA RIOS, RAFAEL DE ABREU E SOUZA, TOBIAS VILHENA DE MORAES, YUSSEF DAIBERT SALOMAO DE CAMPOS
O presente grupo de pesquisas pretende abarcar o tema proposto em duas vertentes principais: o estudo das táticas de repressão ou de resistência, dos espaços, dos personagens e da produção material que caracterizam as práticas ou a oposição a governos repressivos, bem como os usos da Arqueologia nesses contextos, ou seja, a forma como o campo científico é utilizado, direcionado ou reprimido durante esses governos autoritários ou ditatoriais.
Arqueologia Histórica
Responsáveis: Pedro Paulo Abreu Funari
Membros: ANDRE LEONARDO CHEVITARESE, ANDRES ZARANKIN, Charles E. Orser| Jr., LOURDES MADALENA GAZARINI CONDE FEITOSA, LUCIO MENEZES FERREIRA, NANCI VIEIRA DE OLIVEIRA, RENATA SENNA GARRAFFONI
As pesquisas resultam na publicação de livros e artigos, na formação de graduandos, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos. Desde a criação do Grupo de Pesquisa, foram publicados muitos livros, no estrangeiro e no Brasil, em prestigiosas editoras, como Springer (Nova Iorque), Routledge, Academic Press, Archaeopress (Oxford), entre outras. Boa parte das publicações contou com a chancela da FAPESP, após passar pelo severo crivo da assessoria da fundação.