Moção de solidariedade ao professor Mateus Oliveira dos Santos
O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp manifesta sua solidariedade a Mateus Oliveira dos Santos, aluno do bacharelado em Ciência Política e professor de Sociologia na E. E. Anna Calvo de Godoy, no município de Jaguariúna.
Mateus vem sofrendo com calúnias e perseguições desde o dia 21 de fevereiro de 2022, após uma de suas aulas ter sido gravada, sem autorização, e exposta, sem contextualização, nas redes sociais.
O tema abordado, as relações de gênero, está previsto nas diretrizes curriculares nacionais e tem dado origem a muitas pesquisas de interesse social, sobretudo porque diz respeito às relações humanas em nosso cotidiano.
Diferentemente do senso comum e de preferências ideológicas, o conhecimento científico, sobre este e sobre numerosos temas, é construído a partir de procedimentos rigorosos, discutidos e respaldados pelo debate plural promovido pela comunidade científica.
Enquanto instituição comprometida com o conhecimento científico, em sua diversidade e pluralidade teórico-metodológica, reiteramos a importância dos valores democráticos e rechaçamos os ataques à ciência, recusando toda forma de censura, de perseguição política, incitação à violência e ao ódio.