Pular para o conteúdo principal
fachada lateral do predio do IFCH

Programa de Internacionalização

Com o objetivo de fomentar a criação e consolidação de planos estratégicos de internacionalização, a formação de redes de pesquisas internacionais, promover a mobilidade de docentes, pesquisadores e discentes vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional e, por fim, fomentar um ambiente internacional nas instituições de pesquisa, a CAPES criou o Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt. Neste sentido, a Unicamp foi uma das universidades selecionadas para participar desse programa de internacionalização. 

Aqui na Unicamp, o PrInt funciona de maneira descentralizada, onde foram formulados projetos institucionais de internacionalização, onde a estratégia foi formulada a partir da formulação de temáticas transversais que permitiria a integração de docentes e pesquisadores de um ou mais Programas de Pós-Graduação.

O PrInt é hoje uma das principais ferramentas de internacionalização de nosso Instituto e tem sido peça fundamental para consolidar as redes e acordos de pesquisa internacionais.

Abaixo relacionamos os dados do projeto PrInt o qual se inserem os docentes e discentes de nosso Programa:

1300. Fome, pandemia e crise no final da Idade Média.

Responsáveis: MARCELO CANDIDO DA SILVA

Membros: NERI DE BARROS ALMEIDA

Colaboração internacional para a catalogação de dados sobre as crises de mortalidade no final da Idade Média junto à base QFame da Université Libre de Bruxelles.

Ler mais

Abya Yala Pluriversity

Membros: PAOLA RICAURTE QUIJANO, CHRISTIANA SOARES DE FREITAS, EDWARD ANTHONY POLANCO, ELCICLEI FARIA DOS SANTOS, FERNANDA R. ROSA, IVANIA MARIA CARNEIRO VIEIRA, Jess Reia, LEONARDO RIBEIRO DA CRUZ, MALELY LINARES SÁNCHEZ, RIGOBERTO VÁSQUEZ, RODOLFO DA SILVA AVELINO

The Abya Yala Pluriversity (Pluriversidad•e Abya Yala) is a network of Indigenous universities and traditional universities in Abya Yala (the Americas) that aim to counterpoint epistemic erasures in academia by supporting the circulation of Indigenous people and knowledges in the affiliated institutions, as well as Black people and knowledges that honor the alliances between Indigenous and Black people against settler colonialism and the history of bodies and territories of resistance in villages (aldeias, aldeas), cumbes, palenques, quilombos, etc., and urban territories.

Ler mais

A Circulação de Objetos no Mediterrâneo Medieval: Desenvolvimento de simulações lúdicas para o estudo da Grande Peste na Europa Ocidental (século XIV)

Responsáveis: VINICIUS MARINO CARVALHO

Membros: NERI DE BARROS ALMEIDA

Esse projeto almeja realizar uma pesquisa transdisciplinar sobre a segunda pandemia de peste na Europa, no século XIV. Especificamente, pretendo desenvolver jogos historiográficos0F 1 – simulações computacionais, experimentais e interativas para facilitar o ainda hesitante, porém indispensável diálogo entre história e ciências naturais, capital para o estudo de pandemias históricas, e oferecer recursos para que outros autores e grupos de pesquisa se beneficiem desta metodologia

Ler mais