
Mobilidade OUT
A mobilidade “out” é voltada para Estudantes do IFCH que desejam realizar.
Como estudante de Intercâmbio e Sanduíche
O intercâmbio é destinado para nossos estudantes de graduação ou pós-graduação que desejam realizar estágio no exterior em uma das Universidades que participam de acordos de intercâmbio com a Unicamp.
Para estes estudantes, a Unicamp, através da DERI (Diretoria Executiva de Relações Internacionais), lança e sistematiza editais da Universidade ou de Agências que periodicamente lançam oportunidades de bolas para o exterior. Nestes casos, as e os estudantes interessados devem ficar de olho em nossas páginas e na página da DERI, pois lançamos notícias a estes respeito sempre que lançado um edital.
Para estudantes de Pós-Graduação também é possível realizar viagem de Estágio Sanduíche através de bolsas concedidas pela CAPES aos Programas de Pós-Graduação. Nestes casos também será lançado em nossas páginas os editais e chamadas que visam possibilitar os estágios.
Além das modalidades de bolsas e financiamentos internos, as e os estudantes podem solicitar bolsas e financiamento diretamente para agências de fomento, como a FAPESP, e entidades e órgãos que porventura disponibilizem bolsas.
Abaixo disponibilizamos a página onde é possível verificar as notícias e editais vigentes voltados para Internacionalização.
Cotutela
Estudantes que estejam realizando mestrado ou doutorado Unicamp podem desejar, além de realizar um estágio de pesquisa no exterior, aprofundar a investigação através de uma formação compartilhada entre duas Universidades.
Neste caso, além de ser estudante no IFCH, a pessoa interessada poderá ingressar em um outro Programa de Pós-Graduação no exterior através de um acordo de Cotutela.
A Cotutela é a possibilidade de titular seu mestrado ou doutorado em duas universidades ao mesmo tempo, realizando um único percurso formativo através de uma orientação conjunta de dois docentes (um de cada instituição envolvida) e defendendo uma única dissertação ou tese.
Neste caso, o/a estudante deverá realizar parte de sua pesquisa na Universidade parceira e realizar o percurso formativo de seu Programa de origem, além da formação complementar prevista no acordo formulado.
Ao final do processo, será formada uma banca em comum acordo entre as duas Universidades que analisará o texto desenvolvido. Caso a/o estudante seja aprovada/o, receberá dois diplomas, um de cada instituição.
Caso você tenha interesse nesta modalidade e deseje se vincular através de Cotutela em nosso Instituto, acesse o botão abaixo e envie uma mensagem para os responsáveis do instituto para sanar suas dúvidas e explicar os procedimentos.