
Lançamento do livro "Estação Etnográfica Bahia"
Lançamento do livro "Estação Etnográfica Bahia"
O IFCH sediará, no dia 21 de outubro, às 17 horas, no Auditório Fausto Castilho, o lançamento do livro Estação Etnográfica Bahia (Editora Unicamp). O evento contará com a presença do autor, Livio Sansone, professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia. O debate será conduzido por Gustavo Rossi, com mediação do professor Omar Ribeiro Thomaz, também do IFCH.
O livro Estação Etnográfica Bahia recupera um capítulo crucial da história dos Estudos Afro-brasileiros, focando no período entre as décadas de 1930 e 1960, quando a Bahia foi eleita como um importante repositório da africanidade no Brasil e na América Latina. O autor analisa como as relações transnacionais, muitas vezes desiguais, entre observadores e praticantes do candomblé, bem como entre intelectuais, políticos e lideranças religiosas, moldaram as percepções sobre a cultura afro-brasileira.
Sansone destaca que, desde o final dos anos 1930, a presença de pesquisadores estrangeiros influenciou o mundo do candomblé, ao mesmo tempo em que os estudos realizados nesse contexto impactaram o desenvolvimento dos Estudos Africanos nos Estados Unidos e as pesquisas sobre Relações Raciais em nível transnacional.
Livio Sansone é autor de obras como Negritude sem Etnicidade (2004) e La Galassia Lombroso (2022). Ele também dirige o Museu Afro-Digital da Memória Africana e Afro-Brasileira e a Escola Doutoral Fábrica de Ideias na UFBA.