
Antropologia em situações de gravidade extrema
Antropologia em situações de gravidade extrema
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social promove o debate Antropologia em situações de gravidade extrema, dia 29 de julho, às 16 horas, nos canais do IFCH Unicamp no YouTube e Facebook. O mesa contará com a presença de Artionka Capiberibe, Isadora Lins França, Omar Ribeiro Thomaz e Susana Durão, do Departamento de Antropologia do IFCH Unicamp. A mediação será de Gustavo Rossi.
Em 2020 vivemos um momento excepcional, assolados por uma pandemia e uma crise de repercussão mundial. Por um lado, a pandemia revela e aprofunda desigualdades de muitas ordens. De outro lado, o que acontece em escala local ganha repercussão global. A pandemia, portanto, evidencia um mapa desigual e plural de arranjos sociais, políticos, econômicos, territoriais e étnico-raciais quanto aos significados da Covid-19 no Brasil e no mundo.
Diante desse cenário desafiador e preocupante, o que terão os antropólogos e as antropólogas a acrescentar à interpretação deste fenômeno de precarização sanitária acompanhada de reações de consciência e consequência globais? Como se configura o conhecimento antropológico em situações de gravidade extrema? Como pode a antropologia observar e propor reflexões sensíveis aos dilemas do tempo presente?
A organização é da Profa. Dra. Joana Cabral de Oliveira.