
Estrutura de Pesquisa - Ciências Sociais
Entre as Estruturas Acadêmicas de Pesquisa, Arquivo e Bibliotecas, hoje nossa Pós-Graduação dialoga diretamente com diversos Centros e Núcleos de Pesquisa sediados no IFCH, além de Centros e Núcleos vinculados diretamente à estrutura administrativa geral da Universidade, mas que suas pesquisas, de caráter inovador e interdisciplinar, dialogam diretamente com nossas pesquisas.
Além dos Centros e Núcleos de Pesquisa, nossos docentes lideram e/ou participam de diversos Grupos de Pesquisa e Estudos, que garantem a flexibilidade e debate constante dentro do Programa.
Esta diversidade de Centros, Núcleos e Grupos garantem não só o diálogo transversal entre as diversas áreas do conhecimento e linhas de pesquisa, como possibilitam aos docentes e discentes do Programa a possibilidade de realizarem pesquisas interdisciplinares e inovadoras.
Abaixo apresentamos os Centros, Núcleos e Grupos de pesquisa que possuem relação direta com o Programa:
Centros e Núcleos de Pesquisa
Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena (CPEI-UNICAMP)
Ver maisConv. Unicamp / DERI / Chinese Academy of Social Sciences - Acordo para o estabelecimento do Cass-Unicamp Centro de Estudos sobre a China
Ver maisLABORATÓRIO DE SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS DE ASSOCIAÇÃO (LASPA)
Ver maisLAVRe (Laboratório de Audiovisuais em Redes da Unicamp)
Ver maisNúcleo de Estudos de Gênero Pagu: Laboratório de pesquisa em Ciências Humanas e Teorias Feministas
Ver maisGrupos de Pesquisa
Conexões marginais: periferias, mercados ilegais e a expansão das facções criminais no Brasil
Os mercados ilegais são tema emergente na literatura socio-antropológica. A relevância dessas economias para o conflito urbano brasileiro tem sido destacada, bem como a nacionalização de facções criminais do sudeste para outras regiões do país, em especial as fronteiras nacionais, portos e aeroportos. A chegada às fronteiras amplia a escala de circulação de drogas, armas, contrabando e veículos, que consolidam circuitos globais entre legal e ilegal. O conhecimento empírico sobre esses mercados, entretanto, é ainda muito limitado.
GAPS - Grupo de Antropologia do Policiamento e Segurança
Este grupo de estudos funcionará a partir de uma agenda de atividades de discussão presencial de trabalhos em progresso. Neste plano, com objetivos didáticos e de apoio à pesquisa júnior. Mas será também uma rede pragmática e transversal de relações entre pesquisadores profissionais que visam produzir em conjunto alargando a outros participantes: 1. seminários e workshops de apresentação e discussão de pesquisas; 2. publicações relevantes e de alto impacto, editadas em conjunto ou individualmente; 3.
Grafia e Imagem: Pesquisas Antropológicas e Experimentações com Arte, Ciência e Literatura
Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa Grafia e Imagem: Pesquisas Antropológicas e Experimentações com Arte, Ciência e Literatura (Ciências Humanas – Antropologia –IFCH Unicamp).
Grupo de Estudos em Ciência, tecnologia e Inovação em Saúde
O objetivo do projeto é seconstituir em um canal de comunicação entre a comunidade científica e a sociedade, promovendo discussões que sejam capazes de reunir um arcabouço teórico interdisciplinar para se avançar na compreensão dos processos políticos, econômicos e culturais envolvidos na agenda de estudos em ciência, tecnologia e inovação em Saúde.
Grupo de Pesquisa do CNPq Conflitos Sociais, Recursos naturais, biodiversidade, mudanças climáticas e riscos
Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq Conflitos Sociais, Recursos naturais, biodiversidade, mudanças climáticas e riscos.
Rastros Urbanos: Experiências, Encontros, Narrativas e Trajetórias
Pesquisadora Participante Grupo de Pesquisa Rastros Urbanos: Experiências, Encontros, Narrativas e Trajetórias vinculado do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, UFC, Fortaleza. Linha de pesquisa: Fotobiografias Urbanas: Uma Fortaleza que se conta em acervos fotográficos pessoais, Antropologia nas Cidades: Etnografias, experiências, biografias, rastros, narrativas.
Rede Latino-Americana de Estudos Sobre Vigilância, Tecnoogia e Sociedade - LAVITS
(Grupo de pesquisa) A Rede Lavits tem como objetivo principal ser um meio de intercâmbio entre pesquisadores, ativistas e artistas latino-americanos interessados nas conexões entre vigilância, tecnologia e sociedade. A atenção da rede se direciona especialmente aos interesses em pesquisa e ação social para as relações mais abrangentes entre tecnologias digitais, tecnopolíticas e as singularidades das sociedades brasileira e latino-americana.
Reformas laborales en América Latina: aproximaciones y diálogo
Descrição: El Grupo de Trabajo CLACSO Reformas laborales en América Latina: aproximaciones y diálogo inició su trabajo el presente año. A partir del abordaje del tema desde distintas disciplinas se propone hacer un aporte en el campo de los estudios del trabajo. Las transformaciones operadas en el modelo capitalista a partir de la década del 70 produjeron múltiples modificaciones en la dinámica de la relación capital-trabajo que profundizaron la desigualdad propia del sistema. Desde entonces, el movimiento en pro de la desregulación del mercado laboral ha sido incesante.
Reformas Trabalhista na América Latina
Reformas trabalhistas na América Latina: abordagens e diálogo.
Reformas trabalhistas na América Latina: aproximações e diálogo
O GT é resultado de aproximações intelectuais sobre o tema com pesquisadores Argentinos oriundos da UBA, UNAJ, UNNE, FLACSO, e UNLP, pesquisadores brasileiros da UNICAMP, UFF e UFBA. Como também de pesquisadores do Uruguai com sede na UdelaR. Além de parcerias com professores chilenos, colombianos, costa riquinhos e mexicanos, que com suas especificidades decidiram se reunir em um espaço de diálogo para enfrentar o tema da reforma trabalhista na América Latina.
Science Fiction Working Group
The Science Fiction Working Group is based at the University of Florida, Gainesville, FL, USA. Science fiction is the distinctive fictional form of late modernity. Bridging popular and elite cultures, engaging critics and enthusiasts, scientists and humanists, it is ideally suited to lively and productive debates on questions of fundamental concern to the humanities and the social, behavioral, and physical sciences.
Sindicalismo e Relações do Trabalho
Trata-se de grupo de pesquisa que tem por objetivo investigar as relações sindicais e de trabalho no mercado brasileiro e internacional. Isso será feito considerando as contradições do capitalismo contemporâneo, particularmente aquelas que decorrem da expansão do neoliberalismo e da flexibilização como um dos seus principais efeitos.