
Linhas de Pesquisa
1. História da Filosofia
Esta linha abrange os segmentos:
a) História da Filosofia Antiga: dedicada a autores clássicos da Filosofia Grega e se destina a investigar, com o auxílio da análise filológica do texto grego, os temas filosóficos fundamentais em torno dos quais se organiza a filosofia do período;
b) História da Filosofia Medieval: tendo como fio condutor a recepção dos clássicos da antiguidade filosófica, percorrem-se autores, escolas ou temas do período denominado "Idade Média" (séc. V-XIV);
c) História da Filosofia Moderna: compreende os séculos XVII e XVIII e visa enfeixar os autores que iniciam a tradição racionalista, os teóricos contratualistas, como Rousseau e Hobbes, filósofas iluministas, como Mary Wollstonecraft, a filosofia kantiana e o idealismo alemão;
d) História da Filosofia Contemporânea: contempla diversas vertentes contemporâneas da filosofia, com ênfase em Teoria Crítica, Estética e filosofia da cultura.
Docentes Permanentes

Breno Andrade Zuppolini

Fátima Regina Rodrigues Évora

Inara Luisa Marin Voirol

Lucas Angioni

Márcio Augusto Damin Custódio

Marcos Severino Nobre

Monique Fragelli Hulshof

Oswaldo Giacóia Júnior

Rafael Rodrigues Garcia

Taisa Helena Pascale Palhares

Yara Adario Frateschi
Docentes Colaboradores

Enéias Júnior Forlin
2. Lógica
Trata-se de uma linha dedicada à investigação e análise sistemática de sistemas lógicos desde a perspectiva da lógica filosófica formal contemporânea em sua pluralidade. Esta linha abrange os segmentos:
a) Lógicas Não-Clássicas: dedicado à investigação dos diversos aspectos conceituais das lógicas paraconsistentes, fuzzy, modais, intuicionista, e outros sistemas de lógicas ditas “não-clássicas”, procurando encontrar inter-relações entre diferentes tipos de lógicas (utilizando-se, por exemplo, traduções entre sistemas lógicos), assim como a definição de sistemas de prova e semânticas adequadas; e
b) Semânticas Formais: dedicado à investigação e proposta de semânticas formais tais como semânticas de bivalorações, de mundos possíveis, probabilística e possibilística, de matrizes lógicas e de estruturas twist. Dentro deste segmento tem destaque o estudo e desenvolvimento de semânticas não determinísticas, em especial através de matrizes não determinísticas e de estruturas swap, estas últimas introduzidas por M. Coniglio e W. Carnielli. Estes estudos incluem aspectos algébricos e da teoria de categorias. Um dos objetivos do desenvolvimento de semânticas gerais é a sua aplicação na teoria de combinações entre lógicas.
Docentes Permanentes

Fabio Maia Bertato

Ítala Maria L.D'Ottaviano

Juliana Bueno

Marcelo Esteban Coniglio

Marco Antonio Caron Ruffino

Walter Alexandre Carnielli
3. Pensamento Ético-Político
Trata-se de uma linha de pesquisa dedicada à investigação sistemática de temas clássicos e contemporâneos de Ética e filosofia política. Esta linha abrange os segmentos:
a) Relação entre a Ética e a política sob a perspectiva da atualização de temas clássicos no debate contemporâneo, com estudo histórico-filosófico pertinente para a reflexão sobre as demandas e problemas do presente;
b) Teorias da Democracia, do Estado e do Direito, a partir de perspectivas e matrizes teóricas diversas, com ênfase na Teoria Crítica e nas vertentes republicanas, liberais, socialistas e democráticas (democracia representativa, participativa, deliberativa e radical) e seus representantes mais destacados na modernidade e na contemporaneidade.
c) Teorias Feministas, com foco na relação entre Ética e Política a partir do diagnóstico da exclusão das mulheres da esfera pública e da reivindicação dos direitos das mulheres;
d) Teoria Crítica da Raça, com foco na relação entre Ética e Política a partir do diagnóstico da exclusão das pessoas negras da esfera pública e da reivindicação dos seus direitos, tal qual elaborado por filósofas e filósofos negros contemporâneos.
Docentes Permanentes

João Carlos K. Quartim de Moraes

Marcos Severino Nobre

Monique Fragelli Hulshof

Rafael Rodrigues Garcia

Taisa Helena Pascale Palhares

Yara Adario Frateschi
Docentes Colaboradores

Jeanne Marie Gagnebin de Bons
4. Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência e da Linguagem
Dedicada à abordagem de temas clássicos de teoria do conhecimento e à reflexão filosófica, metodológica e histórica sobre a ciência e a linguagem, esta linha abrange os segmentos:
a) Filosofia da Linguagem: dedicada à análise do significado e seus desdobramentos epistêmicos e metafísicos, bem como aos aspectos pragmáticos da comunicação;
b) Filosofia da Psicologia e da Psicanálise: que investiga os modelos explicativos da gênese conceitual e as estratégias de fundamentação na psicologia e na psicanálise;
c) Teoria do Conhecimento: busca investigar as reflexões filosóficas, que, ao longo da história da filosofia, foram feitas sobre a natureza do conhecimento, suas fontes, seus limites, e principalmente, sua validade e meios de justificação;
d) Filosofia da Ciência: investiga-se a natureza do conhecimento científico, seus fundamentos e implicações; entre as questões abordadas estão: gênese e justificação de teorias científicas; racionalidade e progresso da ciência; realismo e anti-realismo científicos; explicações científicas; a interface da filosofia da ciência com a história da ciência; problemas conceituais e teóricos relativos aos fundamentos de teorias físicas; aspectos sociais e éticos da atividade científica;
e) História da Filosofia da Natureza: que destina-se a investigar temas fundamentais da reflexão histórica sobre a filosofia da natureza, desde Aristóteles até a revolução científica dos séculos XVI e XVII, passando pela recepção e transformação do pensamento aristotélico na Idade Média e Moderna.
Docentes Permanentes

Daniel Omar Perez

Fátima Regina Rodrigues Évora

Inara Luisa Marin Voirol

Márcio Augusto Damin Custódio

Marco Antonio Caron Ruffino

Silvio Seno Chibeni
Docentes Colaboradores

Luiz Benedicto L.Orlandi
