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Defesa de Mestrado Profissional em Ensino de História de Pedro Zarotti Moreira

Autor: ifchinfo

Título: TUAS IDEIAS NÃO CORRESPONDEM AOS FATOS: O ENSINO DE HISTÓRIA E O REVISIONISMO IDEOLÓGICO EM DIFUSÃO NA ATUALIDADE
Aluno(a): Pedro Zarotti Moreira
Programa: PROFHISTÓRIA
Data: 04/07/2022 - 14:00
Local: IFCH - Sala Tese 1
Membros da banca:
Profa. Dra. Cristina Meneguello (orientadora)
Prof. Dr. Lindener Pareto Junior 
Prof. Dr. José Alves de Freitas Neto 
Esta pesquisa alocou como objeto de estudo uma situação problemática relacionada a chegada às salas de aula da Educação Básica de um determinado repertório de informações sobre o passado. Como aporte teórico, utilizou-se a tipologia negacionismo, revisionismo historiográfico e ideológico (NAPOLITANO & JUNQUEIRA, 2019) e o conceito de apropriação conservadora sobre o passado (MENEZES, 2019) para compreender esta situação problemática e uma série de apontamentos sobre a formação continuada docente (IMBERNÓN, 2010; NÓVOA, 1992) para orientar a elaboração de uma intervenção sobre tal situação. Deste modo, o objetivo geral desta investigação foi o de confeccionar uma proposta formação continuada sobre o revisionismo ideológico destinado, especialmente, aos professores de História de Educação Básica. Como objetivos específicos, buscou-se identificar as características do processo de formação continuada de professores, caracterizar o revisionismo ideológico à direita a partir da literatura científica especializada e analisar determinadas características relacionadas às experiências de docentes da Educação Básica com o revisionismo ideológico. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada (GATTI, 2009) com finalidade exploratória e descritiva (GIL, 2002) e com uma abordagem quantitativa de variáveis qualitativas (BRACARENSE, 2018) haja vista a necessidade de tornar mais explícita a situação problemática gerada pela chegada do revisionismo ideológico às salas de aula. Então, operacionalizou-se o levantamento como procedimento técnico, utilizando-se do questionário como instrumento para a coleta dos dados, aplicado, de forma on-line, entre elementos que compõem a população formada por docentes mestres ou mestrandos em Ensino de História. Os dados obtidos a partir da amostra, constituída de forma voluntária por 85 participantes, foram submetidos à Análise Exploratória de Dados (BARBARETTA, 2002) e à Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados indicaram uma alta ocorrência de manifestações de revisionismo ideológico em relação aos tópicos curriculares ministrados, com destaque para o Regime Militar Brasileiro, e a autoridade docente a partir do 9º ano do Ensino Fundamental.