
Arquivo Edgar Leuenroth/AEL: 50 anos preservando a memória social e as lutas por direitos na Unicamp
Fórum Permanente: Arquivo Edgar Leuenroth/AEL: 50 anos preservando a memória social e as lutas por direitos na Unicamp
O Centro de Convenções da Unicamp será sede do Fórum Permanente Arquivo Edgar Leuenroth/AEL: 50 anos preservando a memória social e as lutas por direitos na Unicamp, no dia 27 de agosto. O evento, que celebra os 50 anos do Arquivo Edgar Leuenroth (AEL), um dos mais importantes centros de memória da América Latina, contará com a participação de especialistas na área, contando com a coordenação dos professores Mário Augusto Medeiros da Silva e Bárbara Geraldo de Castro.
O fórum propõe reflexões sobre os desafios atuais de preservação da memória social e apresenta histórias significativas dos acervos do AEL, incluindo movimentos operários, anarquistas, a luta contra a ditadura civil-militar e documentações sobre memórias negras, feministas e LGBTQIAPN+.
A programação do evento contará com três mesas. A primeira mesa, "50 Anos de AEL: Os escritos de Edgard Leuenroth e Lançamento da obra 'Qual a solução para o problema do Brasil?'", acontecerá às 9h15 e contará com Christina Lopreato (UFU), Claudio Batalha (IFCH/Unicamp) e Francisco Foot (IEL/Unicamp), com moderação do Prof. Dr. Mário Augusto de Medeiros e da Profª. Drª. Bárbara Castro. Após o almoço, às 12h, a segunda mesa, "50 Anos de AEL: As histórias da fundação do arquivo", começará às 13h45, com Michael Hall (IFCH/Unicamp), Paulo Sergio Pinheiro (ONU) e Mário Medeiros (Diretor do AEL), moderada pela Profª. Drª. Bárbara Castro. A terceira mesa, "Os desafios atuais das instituições de salvaguarda da memória e sua relação com a Universidade", será às 15h15, com Ana Flávia Magalhães (Arquivo Nacional), Thiago Nicodemo (Arquivo Público do Estado de São Paulo) e Antonio Galdino (Arquivo Público de Campinas), moderada pelo Prof. Dr. Mário Augusto de Medeiros e pela Profª. Drª. Bárbara Castro.
O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade acadêmica, profissionais arquivistas, interessados em geral, movimentos sindicais e sociais.
Somente a participação presencial garantirá certificado. As inscrições podem ser feitas neste link https://extecult.proec.unicamp.br/evento/27/inscrito/novo.