
Julian Manley discute sonhos sociais com estudantes indígenas
O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp recebeu entre os dias 19 de agosto e 06 de setembro o professor Julian Manley, da University Central Lancashire e diretor da Climate Psychology Alliance. Julian Manley, referência por seus estudos sobre as condicionantes psicossociais envolvidas na reação social às mudanças climáticas, participou do desenvolvimento do projeto Abordagens psicossociais e históricas de sociedades em situação de crise, coordenado pela professora Néri de Barros Almeida, do Departamento de História e diretora do Centro de Estudos sobre Diversidade Antiga (CEDA/IFCH).
O projeto, que conta com a participação de estudantes indígenas dos cursos de história, midialogia, linguística, geografia e educação física da Unicamp, teve como objetivo discutir como, em situações de crise, a ciência dos sonhos pode favorecer o desenvolvimento de perspectivas para o futuro. Os participantes trouxeram, ao longo das atividades com Julian Manley, contribuições valiosas ao compartilhar suas experiências com os chamados sonhos sociais. Esse diálogo foi aprofundado em dois encontros, nos quais os estudantes também conduziram Julian Manley ao recém-inaugurado Jardim dos Saberes Ancestrais, localizado na Faculdade de Educação.
Os tópicos abordados durante a visita de Manley à universidade incluíram a compreensão das sociedades em situações de crise, a emergência climática, os processos de tomada de decisão, a produção de memória em face de traumas coletivos, as condições psicossociais para acordos políticos em cenários críticos e o desenvolvimento de novas perspectivas de futuro.
A continuidade da cooperação entre os estudantes indígenas e o professor britânico está em discussão, com foco em estudos sobre a ciência dos sonhos sociais. A visita de Julian Manley à Unicamp contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).