
Antropologia para Além da Academia: Atuações frente à pandemia de Covid-19
Antropologia para Além da Academia: Atuações frente à pandemia de Covid-19
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social promove a mesa Antropologia para Além da Academia: Atuações frente à pandemia de Covid-19, dia 06 de maio, às 17 horas nos canais do IFCH Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter.
Antropologia para Além da Academia é mais uma das atividades em comemoração aos 50 anos do PPGAS-Unicamp. Trata-se de um série de debates que partem da atuação e reflexão de jovens pesquisadores em diferentes âmbitos da vida. As conversas são norteadas pelos campos de possibilidade que podemos ter enquanto antropólogas e antropólogos para além de uma carreira e diálogos estritamente acadêmicos e intelectuais. Ainda que a disciplina em sua vertente brasileira tenha como marca a atuação política e de intervenção nas vidas comunitárias, algo presente desde a fundação do nosso Programa, ainda carecemos de espaços que dêem a devida visibilidade para essas atuações e que promovam um pensamento coletivo nos processos formativos da pós-graduação.
Como a antropologia nos possibilita agir em mundos em crise? Eis a principal pergunta que nos provoca nessa série. Para estrear começamos com duas doutorandas do PPGAS-Unicamp que têm atuado no contexto da pandemia e seus desdobramentos junto a populações vulnerabilizadas. Larissa Tanganelli, tem participação ativa em testagens e ações de prevenção com pessoas trans e travestis na cidade de São Paulo (SP), integrando a Frente de Ações Sociais da Força Tarefa Covid-19 da Unicamp. Ana Elisa Bersani, junto com a ONG Médicos Sem Fronteiras têm atuado em Boa Vista (RR), no atendimento a populações migrantes e indígenas impactadas pela pandemia. A mediação será do professor Omar Ribeiro Thomaz.