
Religião e Feminismo: A insurgência das Féministas
Religião e o Feminismo: A insurgência das Féministas
O Grupo de Filosofia Política e Centro de Pesquisa Ética e Filosofia Política promovem a mesa Religião e Feminismo: A insurgência das Féministas, dia 15 de outubro, às 14 horas no Auditório Fausto Castilho do IFCH Unicamp. A convidada será Simony dos Anjos, e a debatedora será a Profa. Dra. Yara Frateschi.
Simony dos Anjos é mãe do Bernardo e da Nina. É evangélica, cientista social, mestre em educação e curadora da Coluna Féminista, no portal de notícias Justificando, espaço no qual mulheres discutem a relação entre fé, gênero, raça e política. Durante seu percurso acadêmico, pesquisou, na área de Antropologia da Educação, a relação da educação com a diversidade. Entretanto, tendo em vista os últimos acontecimentos da política brasileira, tem aliado a fé e a luta política, assumindo a identidade de Feminista Cristã.
O que parecia ser uma contradição em termos, passou a ser o centro de uma militância no coletivo “Evangélicas Pela Igualdade de Gênero” (EIG). Um caminho que une fé e realidade social das mais de 8 milhões de mulheres negras no Brasil, as quais têm suas vidas atravessadas pela opressão de gênero, classe, raça e o discurso religioso racista e machista que escutam diuturnamente nas Igrejas nas quais frequentam em busca de humanização e refúgio.
Por que não subverter o espaço da igreja e torná-lo um lugar seguro e de combate ao machismo e o racismo? Desse modo, Simony tem trilhado o caminho do feminismo negro cristão em parceria com a Rede de Mulheres Negras Evangélicas.